No marketing interativo, a experiência do cliente é muito importante e o especialista Philip Kotler notou que consumidores modernos costumam usar uma base antes de pagar por um serviço ou mercadoria. Com isso, o preço nem sempre é o mais importante. O termo marketing interativo está cada vez mais popular entre publicitários, empresários e outros profissionais e representa um conjunto de técnicas e práticas que tem o intuito de criar um relacionamento mais profundo com o cliente.

É importante manter uma conexão entre você e o público, provocar uma conversa significa promover a sua marca. Todo tipo de interação é bem-vinda, seja direta ou indiretamente,  através de comentários ou votações.

Principais características do MI

Aproximação com o público

1

Cada dia que passa a tecnologia se torna mais importante. Então, é importante ter uma boa quantidade de canais disponíveis para a comunicação.

Maior interação em todos os canais

2

Criar uma forma direta e clara de comunicação entre o cliente e a marca é o que mais importa.

Desenvolvimento de diálogos

3

As pessoas estão considerando outras coisas além de preço. Proporcionar uma experiência personalizada pode fazer com que você se destaque no seu nicho.

Ao fazer todos os passos anteriores, será muito mais fácil conseguir uma conversão positiva.

Desenvolvimento de diálogos

5

Propício para feedbacks

4

O cliente atual não quer ser tratado como um número na planilha da empresa e sim como uma pessoa. Então, mesmo que o consumidor tenha alguma crítica a se fazer, a empresa se beneficia disso, já que ela mostra ser ouvinte. Os dados fornecidos pelo consumidor fiel são de muita importância para gerar insights poderosos.

Qual a importância do MI?

1 - Enriquecer o banco de dados Com mais informações sobre seu público, conseguirá manter a expectativa dele. 2 - Envolvimento com o público-alvo As boas interações fazem com que os clientes se lembrem de forma positiva.  3 - Fidelização de clientes Ao fazer tudo certo, você fideliza o cliente.

Vantagens do MI

Como o público está no topo da hierarquia, você deve observá-lo para criar suas estratégias. Logo, o primeiro passo para implementar o marketing interativo é captar as preferências de sua persona. Captar dados e preferências é de extrema importância para a empresa.

Como implementar o MI

Captação de dados

1

Para converter leads em clientes, você precisa das informações obtidas por meio da captação. É necessário criar uma abordagem de nutrição bem estruturada que chame a atenção do seu público. Um exemplo de nutrição de lead é um infográfico interativo, já que você proporciona uma experiência lúdica.

Nutrição de leads

2

Você já atraiu e converteu seu cliente. Então, é preciso fidelizá-lo. Para isso, entenda que a sua experiência vai além da compra. Assim, você pode utilizar um questionário pós-venda. Além disso, dê motivos para seu cliente continuar consumindo conteúdos que mostrem tudo que sua marca possa oferecer.

Fidelização

3