Você já ouviu falar nos 8 Ps do Marketing Digital? Se a resposta for não, pode ficar tranquilo, pois hoje, além de te explicar o que são eles, nós vamos te mostrar a importância que eles têm para as estratégias de Marketing da sua empresa. Provavelmente, você já conhece os 4 Ps do Marketing (produto; preço; praça; e promoção). Eles são os pilares básicos de qualquer estratégia. Vamos relembrar?

Aqui, é preciso entender e definir o que será entregue no produto que você quer vender. Nesse sentido, é necessário determinar, dentre outras coisas, o conceito do produto; quais funções ele deve desempenhar; como o cliente pode utilizá-lo etc. É o produto que define o sucesso do seu negócio.

Os 4 Ps do Marketing

Produto

1

Quando se fala em preço, a primeira coisa que vem à nossa mente é dinheiro, não é mesmo? Pois é, mas esse pilar não se trata só disso. O preço de um produto também está ligado com o valor agregado pela marca. Isto é, não adianta estipular grandes preços para um produto que não entregar valor. Acima tudo, entregue valor.

Preço

2

Esse pilar diz respeito à colocação do seu produto no mercado. É importante saber como o seu cliente chega até você. Isso é essencial para entender qual é a melhor forma de distribuir o seu produto. Isto é, se é por loja física; loja virtual etc. Afinal, não adianta você ter uma loja quando na verdade seu público compra pela internet.

Praça

3

A promoção de um produto está ligada ao marketing dele e como ele será promovido. Dessa forma, pense no seu público-alvo para entender como ele gostaria de saber sobre o seu produto. Determine quais são os melhores canais de consumo; os melhores meios para divulgar a marca e etc.

Promoção

4

Em síntese, esse novo pilar diz respeito ao estudo do comportamento da persona do seu negócio. Você precisa entender como a sua marca chega no seu público, e para isso, é preciso ouvir as suas necessidades, criar empatia. Portanto, o atendimento é essencial. Forme uma equipe capacitada.

Os 4 (novos) Ps do Marketing

Pessoas

1

Os processos representam, acima de tudo, os fluxos de trabalho. Nesse sentido, todos os procedimentos e metodologias, e até processos administrativos da empresa estão inclusos. Essa etapa é importante para que a sua marca atinja um nível de padronização necessário nas entregas, internas e externas.

Processos

2

O posicionamento é a forma como a empresa vai interagir com a comunidade. Por isso, é preciso observar o ambiente onde o serviço é prestado ou o produto vendido. Desde a apresentação visual, até a forma de interagir com o cliente, são aspectos extremamente importantes no posicionamento que a sua marca deve ter.

Posicionamento

3

Para saber a performance da sua empresa, é preciso usar alguns indicadores chaves. É importante mensurar ao longo de cada ciclo, pois só assim é possível saber se a sua empresa está conquistando ou não os seus objetivos. Dessa forma, esses indicadores te mostrarão o que fazer ou pelo menos te darão uma ideia de para onde ir.

Performance

4