O metaverso é uma plataforma digital, que muitos acreditam ser o futuro. Isso vale para a internet e os negócios. O metaverso é um ambiente virtual, mas que simula a vida real. Ou seja, vai muito além de um game. Nesse espaço você pode construir uma casa e ter um negócio de sucesso. Então, como inserir as marcas no metaverso?
O que é o metaverso?
é um ambiente digital onde os usuários poderão interagir. Ou seja, é uma plataforma onde as pessoas poderão estudar, trabalhar, explorar, jogar e até mesmo publicar as suas marcas. Tudo isso sem sair do conforto de suas casas.
Como entrar no metaverso?
Com tanta expectativa colocada em cima da plataforma, você deve estar se perguntando: já é possível entrar no metaverso? Bem, para o sistema funcionar em toda sua capacidade, é preciso de um conjunto de sistemas que permita que a internet seja mais integrada. Portanto, ainda não é possível acessar o metaverso como ele foi idealizado.
Como entrar no metaverso?
Porém, com o uso de óculos VR, ou seja, de realidade virtual, já é possível jogar e usar as redes sociais em uma experiência mais integrada. Já é possível comprar terrenos online, investir em criptomoedas e criar avatares, que podem participar de reuniões online. Porém, fique sabendo que não existe apenas 1 metaverso por aí.
Como entrar no metaverso?
Para acessar essas plataformas, é preciso ter um PC, de preferência desktop, com uma memória RAM poderosa e placa de vídeo específica para games. Além disso, para aprimorar a experiência, óculos de realidade virtual e headsets também são itens essenciais para a imersão no metaverso.
Tecnologias para acessar
Essa tecnologia, que se popularizou com games como Pokémon Go, serve para integrar o mundo real com o virtual. Além disso, através do seu smartphone ou notebook, você consegue fazer com que diferentes ambientes consigam se integrar.
– Realidade aumentada
Diferente da realidade aumentada que, através da junção de dados, consegue te levar parcialmente para o mundo digital, a realidade virtual faz isso em sua integridade. O usuário consegue acessar ambientes 100% digitais, vendo, ouvindo e até interagindo com os espaços virtuais.
– Realidade virtual
De maneira simplificada, o blockchain é uma espécie de livro fiscal online, que permite registrar transações de moedas virtuais. Vendas de terrenos, trocas de criptomoedas, comercialização de NFTs, todo tipo de transação é possível graças ao blockchain.
– Blockchain
Do que você precisa?
Alguns equipamentos e ativos são necessários para entrar no metaverso. Os óculos de realidade virtual são essenciais, já que você pode interagir com o ambiente. Para auxiliar no uso dos óculos, os joysticks facilitam na interação entre o real e o virtual. Agora, para adquirir itens e serviços dentro do metaverso, é preciso ter criptomoedas.
O que as marcas já podem fazer?
Como o metaverso ainda não se apresentou em sua integridade, planejar os próximos passos pode ser difícil. Contudo, já existem algumas coisas que as marcas podem fazer, como avaliar o público-alvo. Verifique se o público do seu segmento usa o metaverso e identifique o que você pode oferecer à eles na plataforma. Certamente, observar a concorrência também é um ato sábio.
Aplicações no mercado
Grandes empresas já usam algumas das aplicações do sistema. Uma delas é a conferência online, através do metaverso. Além disso, marcas como Balenciaga e Gucci já estão vendendo itens de luxo no metaverso. Marcas como McDonald’s e iFood também já estão inseridas na realidade virtual.
Exemplos de marcas no metaverso
– Nike – Gucci – McDonald’s – iFood – Balenciaga – Stella Artois