Atualmente, toda empresa sonha em como fazer um viral. Na verdade, não existe uma receita exata de como fazer um viral. No entanto, quando analisamos um conteúdo desses, vemos que existem alguns pontos chaves. Vale lembrar que qualquer pessoa produz este tipo de conteúdo. Assim, a sua qualidade viral está em conteúdos profissionais e caseiros. A princípio, eles estão ligados ao momento tecnológico em que vivemos.

A questão de como fazer um viral está sempre presente dentro de uma marca. Ele é uma combinação de detalhes, estratégia e sorte, na criação de uma postagem de sucesso na mídia social. Além disso, é preciso saber que o conteúdo viral é composto de 3 elementos:

Como funciona um viral?

1 - Conteúdo forte; 2 - Um ótimo gancho; 3 - Conhecimento do que seu público deseja ver. Em muitos conteúdos existem elementos de sorte e tempo. Porém, podemos resumi-los em: pensamento, estratégia e atenção aos detalhes.

Muitos virais possuem elementos cômicos inseridos. Estes elementos tornam o conteúdo mais leve e descontraído. Portanto, atraem mais pessoas. Grande parte do público digital quer momentos descontraídos nos primeiros 30 segundos de vídeo.

Utilize o humor

1

Este elemento é muito importante em um conteúdo viral, já que, nas mídias sociais as pessoas sempre querem saber o que estão vendo. Assim, você pode criar um título chamativo para criar uma expectativa, por exemplo. Ou seja, crie um título que desperte curiosidade.

Gancho de atração

2

No processo de como fazer um viral está contida a identificação. Portanto, o público precisa se identificar com sua marca. Para isso acontecer, é preciso um planejamento, você precisa saber os pontos que você tem em comum com seu público.

Identificação

3

Este elemento é muito característico no humor. Todo comediante e ator precisa ter seu timing de atuação. Em conteúdos virais, acontece a mesma coisa. Ou seja, você precisa saber aproveitar a oportunidade na hora certa. Atualização e contexto precisam ser bem pensados.

Timing

4

Criar conteúdos que agreguem valor já é um caminho para causar mais compartilhamento. Porém, um elemento essencial que deve estar presente é o sentimento. Quando um conteúdo desperta um sentimento, move as pessoas pela emoção.

Compartilhamento

5

A característica que faz o vídeo inusitado é ótima para causar compartilhamentos. Portanto, o elemento surpresa precisa ser utilizado no sentido de causar sensações novas. Estes conteúdos são feitos sobre: algo engraçado, reações inesperadas, algo que assusta e outras surpresas.

Viral com surpresa

6

Fazer um conteúdo viral é transformá-lo em uma história. As pessoas são propensas a engajar mais diante de uma história. Assim, em vez de explicar uma teoria ou argumentar sobre algo, crie um roteiro. Crie histórias cômicas, reais, fantasiosas, curiosas ou até de ficção.

Crie histórias

7

Fazer um conteúdo viral também é se ater ao som. Muitas pessoas aperfeiçoam imagens, mas esquecem do elemento sonoro. A escolha de músicas é muito importante para a sua proposta viral. O som desperta curiosidade, faz referências e pode até ser humorístico.

Faça um viral com som

8