Análise de métricas nas redes sociais é indispensável para bons resultados no Marketing Digital. Ela se baseia em uma coleta de dados sobre variados conteúdos. Por exemplo, a empresa coleta dados sobre tráfego de visitantes ou de novos seguidores. Assim, testes são feitos para buscar informações úteis e ampliar a margem de público. Portanto, o objetivo está disposto em: Melhorias de estratégias; Posição em sites de busca; Anúncios objetivos; Conteúdo assertivo.

O modo de fazer a análise é por meio de testes A/B, que são comuns no Marketing Digital. O objetivo está na procura da melhor solução para uma situação específica. Por exemplo, caso a plataforma seja de vendas, ter um botão de vendas será apropriado para facilitar na compra.

Como executar a análise?

Para coletar dados específicos dentro das plataformas digitais, existe a opção de alguns softwares. O mais famoso, por exemplo, é o Google Analytics, que tem função de descrever o perfil do usuário que visita o website.

Ferramentas para análise

Serviço gratuito do Google para ajudar no monitoramento dos resultados de pesquisa. O objetivo do Search Console é entender como a ferramenta de pesquisa do Google funciona e trabalha. Qualquer pessoa que tenha um site pode utilizar esta plataforma; proprietário de empresas, especialistas em SEO e desenvolvedores de Web.

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Google Search Console

É uma ferramenta capaz de otimizar a visibilidade de organização utilizando diferentes canais, com o objetivo de auxiliar na produtividade de conteúdo. Os dados trabalhados variam de palavras chaves, análise de tráfego, análise de domínio com SEO, PPC e dados sobre análise de mercado.

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SEMrush

Uma ferramenta de automação para marketing digital. Se baseia no sistema de nuvem com o objetivo de melhorar o sistema de vendas. A plataforma ajuda na captura de Leads de forma que todo processo resulte em ganho de novos clientes, tendo já um reconhecimento em 1600 agências e mais de 7 mil empresas.

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SharpSpring

Antes de iniciar a coleta de dados, é necessário a organização e um planejamento prévio. Sendo assim, no planejamento devem constar, além dos objetivos propostos, as ações para execução. Portanto, se o objetivo é atrair mais visibilidade, é importante pensar em algumas questões.

Início da análise de métricas

Nesta etapa se observa a porcentagem de visitas no site. Assim, se identifica quantas pessoas novas são captadas, e quantas ainda permanecem interessadas no site.

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Análise de volume de tráfego

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Visualização por página

Após saber a porcentagem de visualizações do site, é possível descobrir o que mais chama atenção.

Outro fator importante é saber quanto tempo a pessoa gasta no site. Esse dado é importante para saber se as estratégias estão de acordo com o gosto do cliente.

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Tempo de permanência

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Volume de curtidas

Este dado mostra tanto o início de uma interação com o público e nível de aceitação.

Assim como as curtidas, os compartilhamentos mostram o engajamento do público com o conteúdo.

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Número de compartilhamentos

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Menções

Deve-se ter atenção nas menções, pois elas podem conter alguma opinião a respeito do produto. Esse é um meio de aproximar a marca do público que a consome.

O dado dispõe de informações significativas, por exemplo de origem, localidade, faixa etária, entre outros. Informações que auxiliam ao traçar o perfil do público alvo. Portanto, trabalhar com os dados requer muita atenção e domínio. Pois é por meio dos dados que se irá traçar novas metas e objetivos.

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Menções