A palavra chave é um dos pontos mais importantes dentro de um texto feito com as técnicas de SEO. Também conhecida por keyword, a palavra-chave é a ferramenta perfeita para ajudar a divulgar um texto dentro do Google. Contudo, ela é um termo de pesquisa. Ou seja, se alguma pessoa pesquisar sobre o assunto da palavra-chave, será direcionada para o link do conteúdo criado através dela. Seja como for, esse instrumento de busca pode ser uma ou mais palavras que definem um termo de pesquisa estratégica. O objetivo principal é solucionar a dor de uma pessoa.
SEO, vem do inglês Search Engine Optimization e funciona como uma junção de táticas para fazer um conteúdo ser bem posicionado. Esse grupo de ações serve para que a pesquisa digital direcione todas as pessoas que procuram pela solução de algum problema em plataformas de pesquisa, como o Google.
O que é SEO?
Com a palavra-chave, o criador de conteúdo passa uma mensagem muito clara para o Google: meu conteúdo é relevante para as pessoas. Com isso, o Google irá entregar a sua matéria para todas as pessoas e, consequentemente, as chances da sua página ganhar muitos cliques e compartilhamentos é bem grande.
Para que serve a palavra-chave?
Sim, isso também existe. Estas palavras existem para que a empresa que criou o conteúdo as usem como uma forma de demonstrar ao público e ao Google o que não quer atrelado a sua marca. Assim, apenas o público do nicho adequado será exposto ao texto que você produziu.
Palavras-chave negativas
Um planejador de palavras-chave do Google, que pode ser utilizado por meio do Google AdWords.
Ferramentas para encontrar palavras
Ferramenta para ajudar na navegação, tráfego e palavras-chave. Dentro do app é possível projetar com o link do seu site.
Google Keyword Planner
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SemRush
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Ferramenta que ajuda a entender o recurso de autocompletar do Google.
Keywordtool.io
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Ferramenta para encontrar as palavras e temas que estão em alta no momento. Dessa forma, é possível desenvolver conteúdos relevantes e que podem gerar maior engajamento.
Google Trends
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Plataforma para encontrar a palavra-chave ideal para o seu conteúdo. Além disso, o Ubersuggest mostra o ranqueamento do seu conteúdo, o que pode melhorar e dá sugestões de palavras-chave e perguntas relacionadas com o tema sugerido.
Ubersuggest
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A dica é tentar explicar qual o seu objetivo, ou o do seu produto, para uma criança de cinco anos, depois para adolescentes, adultos e, por fim, para um especialista. Assim, você conseguirá abordar todos os pontos do produto e ninguém ficará com dúvidas. Outra coisa importante é pensar como cliente.
Quais os principais truques?
A palavra-chave de cauda longa é uma combinação de três ou mais palavras, podendo até mesmo formar frases. Ela pode atrair um volume menor de pesquisa, mas seu tráfego é muito mais relevante. Além disso, elas também são menos competitivas e mais fáceis de serem classificadas, ajudando a especificar o produto.
Palavra-chave de cauda longa