O programa de fidelidade é uma das estratégias mais eficazes do marketing. Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostra que cerca de 65% dos consumidores priorizam realizar compras em marcas que possuem programas de fidelidade. Os programas fazem com que os consumidores se sintam valorizados, e isso os motiva a comprar mais vezes da mesma marca. Essa estratégia também aumenta a receita da sua empresa, uma vez que é mais barato vender para clientes recorrentes do que atrair clientes novos.

Eles funcionam como uma “recompensa” depois que o cliente investiu em produtos ou serviços. Assim, o cliente deve realizar compras no cartão de crédito para que, sempre que a fatura do cartão for paga, ele acumule pontos. Depois é possível resgatar os pontos acumulados.

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Pontos

Como funcionam os programas?

Esse tipo de programa de fidelidade envolve doar parte da porcentagem das compras para causas sociais ou instituições de caridade. Nesse formato, o cliente não é premiado, mas é uma boa opção para aqueles consumidores que se sentem bem em contribuir com a sociedade. Essa pode ser uma boa opção para sua empresa.

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Valores sociais

Aqui os consumidores têm acesso a diferentes níveis de recompensa de acordo com a quantidade de compras que fazem, ou com o montante gasto nessas compras.

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Níveis de fidelidade

Nesse modo, uma taxa é cobrada e isso torna os clientes parte de um clube, que oferece benefícios imediatos e constantes.

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Lealdade paga

Conhecer o público é a melhor forma de saber como agradá-lo. Por isso, obtenha o nome, telefone e email de cada um deles. Também é importante saber as preferências e os interesses. Para conseguir esses dados, ofereça um desconto ou um brinde, já que isso personaliza o atendimento ao cliente.

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Cadastre os clientes

Como implementar um programa?

É importante que o consumidor entenda de forma clara como o programa funciona. Por isso, explique tudo e não deixe dúvidas.

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Defina as regras

As recompensas não precisam ser caras, mas devem ter valor para o cliente. Assim, é fundamental conhecer as suas personas e compreender o que desejam e precisam.

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Estabeleça as recompensas

Use a criatividade, surpreenda o cliente. O nome ajuda na associação do programa com a empresa, e isso é muito positivo.

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Crie um nome

Ou seja, use as redes sociais para engajar e atrair os consumidores para o programa. A interação com o público deve ser constante.

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Divulgue o programa

O cartão de fidelidade é essencial para ter controle. Sempre que realizarem uma compra, conseguem provar a presença no estabelecimento e receber prêmios.

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Faça um cartão de fidelidade

Faça pesquisas com os consumidores. Isso é importante para saber se o programa está funcionando, ou seja, se cresceu as vendas.

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Monitore os resultados

Ou seja, as pessoas se sentem motivadas a falar com seus amigos e família sobre a sua marca.

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Gera mais recomendações

Isso porque, se as pessoas enxergam o valor do seu programa, elas provavelmente vão querer continuar comprando com você.

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Retém mais clientes

Vantagens dos programas

Em síntese, as pessoas que aderem a um programa de fidelidade estão mais propensas a gastar mais.

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Gera mais vendas

Se o seu programa for bem sucedido, as chances da sua marca ganhar apoiadores é muito grande. Ou seja, além de clientes, terá pessoas que irão te divulgar.

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Atrai apoiadores para a marca