A sigla B2C significa Business to Consumer, contudo, traduzido para o português seria “Empresa para o Consumidor”. O termo B2C é um modelo de negócios no qual a empresa vende seu produto para o consumidor final. As vantagens desse modelo são inúmeras, principalmente para empresas que necessitam do contato direto com o cliente. Desse modo, supermercados ou lojas de departamento são ótimos exemplos para ilustrar empresas que atuam na área B2C.

O que é e o que significa B2C?

O modelo de negócio B2C contém um foco no consumidor final, assim entregando soluções diretamente para o cliente. Lojas de móveis, roupas, supermercados ou qualquer outra empresa que vende diretamente para os clientes são exemplos de negócios B2C.

Diferenças entre B2C e B2B

O modelo B2B é focado na compra e venda de produtos ou serviços diretamente para as empresas. Do mesmo modo, a forma de lidar com os fornecedores, estrutura física, funcionários e outras coisas também são diferentes. Além disso, o B2B vende e recebe em maior volume, enquanto o B2C vende em menor quantidade.

B2C em vendas

O modelo B2C proporciona um preço médio dos produtos mais baixo. Nesse sentido, as empresas necessitam adotar estratégias diferentes que explorem a neurociência e outros conhecimentos.

Quais são as principais vantagens?

O modelo B2C possui várias vantagens para a sua empresa. O feedback instantâneo é uma das principais vantagens desse modelo. A troca de experiência é mais rápida e com maior agilidade. Além disso, o fato da personalização e humanização do atendimento melhorar a experiência do cliente, é uma grande vantagem.

Como desenvolver as estratégias?

Um passo necessário para a empresa que possui este modelo é possuir um canal aberto e eficiente para que o cliente tire as dúvidas sobre o produto. Assim, as chances de gerar problemas e clientes detratores são menores.

1 - Investir no suporte

É muito importante conhecer o seu consumidor. A criação de uma persona é essencial para propiciar estratégias de vendas e campanhas com maiores chances de conversão.

2 – Conhecer seu cliente

A persona pode ser uma artimanha para responder as seguintes perguntas: Onde o seu público se informa? Quais são os seus canais preferidos nas redes sociais? Quais são as suas prioridades ao comprar um produto? Quais são as suas principais dores e dúvidas no momento?

3 – Desenvolver uma estratégia

Essas perguntas ajudam a traçar estratégias de marketing ideais para sua empresa e público. Do mesmo modo, o mapeamento do conteúdo também é necessário, assim indo além dos canais comuns de divulgação.

3 – Desenvolver uma estratégia

Exemplos de empresas B2C

Renner Americanas Supermercados como Carrefour ou Extra C&A Corello Casas Bahia