Sem dúvidas, o YouTube se tornou um meio bem eficaz de ganhar dinheiro. Com um celular e uma câmera, você pode começar a colher bons frutos através da plataforma produzindo conteúdos direcionados a um público específico.
Quer ganhar dinheiro no YouTube, mas não sabe por onde começar?
Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar.
Vamos lá!
- Veja também: Tráfego direto: o que é, como aumentar e importância
13 dicas para ganhar dinheiro no Youtube
O YouTube é uma plataforma que chegou ao Brasil em 2007. Essa plataforma se popularizou rapidamente por conta da facilidade de postar conteúdo, que pode ser feito inclusive pelo celular. Deseja ganhar dinheiro com a plataforma? Confira as nossas dicas abaixo.
1- Invista em formatos de sucesso
Alguns tipos de formato podem render mais que outros, entre eles estão:
- Vlog
Os vlogs são vídeos em que os criadores de conteúdo podem expressar as suas opiniões. Esse formato cria proximidade com a audiência, uma vez que o público pode entender e ver de perto o que os autores querem transmitir com o conteúdo. Desse modo, é comum que as pessoas se identifiquem mais.
Além disso, mesmo com um ar amador, você pode chegar a ter a mesma audiência de um programa de TV, o que vai te levar até esse patamar é a sua criatividade.
- Tutoriais
Sempre que as pessoas não sabem fazer alguma coisa, por exemplo, trocar um chuveiro, é comum que elas recorram ao Google para procurar algum tutorial. No entanto, melhor do que ler, é ver como se faz na prática. Concorda? Por isso, os vídeos de tutoriais são muito procurados porque eles possibilitam mostrar na prática o que fazer.
- Games
Falar sobre jogos no YouTube é uma tendência muito forte, pois há uma procura muito alta para saber um pouco mais sobre o tema.Além disso, as gameplays também geram muita audiência. Ou seja: vale muito a pena investir nesse formato!
- Canais de curiosidades
Você pode conseguir uma boa audiência ao falar sobre curiosidades, sejam elas de ciência, história, geografia e muito mais!
2- Monetize seu canal
Monetizar o seu canal é uma forma de ganhar dinheiro toda vez que alguém assistir o seu vídeo. Isso é possível por causa de uma parceria que o YouTube tem com os seus criadores de conteúdo. Portanto, é uma forma de incentivar as postagens na plataforma por meio desses usuários.
Essa parceria se chama YPP (YouTube Programa Parceria), e recentemente sofreu mudanças nas exigências, o que torna ainda mais flexível a sua participação. São elas:
- Ter mais de 18 anos;
- Possuir uma conta no Google Adsense;
- Ter, no mínimo, 500 inscritos;
- Obter 3 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses; ou 3 milhões de visualizações válidas no YouTube shorts.
Com isso, é possível entrar no programa de parcerias e ganhar dinheiro por meio do Clube de Membros, da Loja, do Super Chat e do Valeu Demais. No entanto, a monetização por visualização fica impedida até que o canal consiga 1000 inscritos, 4 mil horas de exibição ou 3 milhões de visualizações válidas no Youtube Shorts. Veja mais no vídeo abaixo:
3- Faça publicidade patrocinada
Alguns youtubers são contratados para apresentar ou fazer uso de um produto ou serviço de algumas marcas. Dessa forma, eles podem mostrar para o público a forma de usar, os benefícios e tudo mais, o que pode contribuir – e muito – para a visibilidade e aumento das vendas. Essa estratégia pode gerar lucros e trazer credibilidade para o seu canal.
4- Crie um clube de membros
O clube de membros é uma assinatura mensal com benefícios exclusivos para os assinantes.
Apesar de ser uma boa opção, é preciso lembrar que o valor da mensalidade e os benefícios do clube de membros são de responsabilidade do canal e o criador de conteúdo.
5- Divulgue links de afiliados
Os afiliados divulgam serviços e produtos de pessoas ou marcas na Internet, e com essa ação ganham comissão por isso. Sendo assim, disponibilize os links de afiliados nos seus vídeos para ganhar comissões.
6- Ganhe com Super Chat e Super Sticker
Em resumo, o Super Chat e o Super Sticker são recursos os quais permitem que os comentários dos usuários fiquem em destaque. Para que essa ação seja possível, o usuário precisa pagar um valor pré-determinado. Ou seja, funciona de forma semelhante ao Valeu Demais: o youtuber ganha o dinheiro que é enviado pelo inscrito.
7- Utilize o formato shorts do Youtube
O formato shorts é relativamente novo no YouTube, mas já tem dado o que falar. É um recurso que permite que o criador de conteúdo grave e edite clipes verticais com até 60 segundos no aplicativo da própria plataforma.
Essa forma de interagir promete um faturamento considerável, o que significa que vale a pena investir. Assim como ocorre com o faturamento dos views de vídeos longos, ocorre com os shorts: tudo depende da quantidade de visualizações.
8- Crie conteúdos originais
Quer ficar mais próximo do seu público e aumentar ainda mais as suas chances de ganhar dinheiro? Produza conteúdos originais. Ao produzir os conteúdos inéditos, você respeitará as regras da plataforma, o que vai contribuir para atrair visualizações e inscritos para o canal.
9- Receita do YouTube Premium
O YouTube reverte o dinheiro pago pelos assinantes Premium aos criadores de conteúdo. Isso é feto com base na quantidade de conteúdo que os seus espectadores assistem. Dessa forma, essa é outra excelente maneira de monetizar o seu conteúdo.
10- Venda de produtos do canal
Se você tem uma loja com produtos sobre o seu canal, essa é uma ótima forma de ganhar dinheiro, também, através da plataforma. Você poderá elaborar uma estante, dentro da plataforma, a qual precisará de uma autorização prévia. Com o acesso liberado, você poderá compartilhar links com os seus seguidores para que tenham acesso aos produtos.
Gostou das dicas? Conta pra gente!
- Aproveite e confira: Tráfego pago: o que é e quais são seus tipos principais
Fontes: Conquista Digital, G1, Remessa Online, Mobills,