"As pessoas também perguntam” ou “People also ask”. As duas frases entre aspas representam um recurso da plataforma Google. Essa aplicação amplia a experiência dos usuários ao mostrar conteúdos complementares do que foi pesquisado. Ou seja, apresenta dados complementares ao que você pesquisou. Esse é um espaço de grande valor dentro da SERP (Search Engine Results Page) e aparece em locais variados.

O que é?

É um recurso do Google. O “as pessoas também perguntam” é a seção de recomendação, onde aparece o assunto complementar do que você pesquisou, com links de sites e blogs com respostas similares. Para acionar o recurso, o Google usa algoritmos, consultas do pesquisador, links e outras métricas para gerar os resultados.

Como usar esse recurso?

Você deve pesquisar as perguntas do seu setor de atuação e determinar quais as melhores e se seus concorrentes estão bem rankeados. O “featured snippet”, aquele resumo que aparece abaixo do título das pesquisas, é essencial nessa tarefa, avalie as pesquisas e determine as melhores palavras-chave e perguntas para aparecer na SERP.

1 – Estabeleça as melhores perguntas

É possível aparecer no “as pessoas também perguntam” ou no “featured snippet” criando uma página de FAQ, onde você responde todas as perguntas. Contudo, os resultados serão melhores se você criar uma página para cada pergunta. Use a palavra-chave no título e no corpo do texto e crie um conteúdo de qualidade.

2 – Responda perguntas com qualidade

Caso você otimize o seu conteúdo, é possível aparecer no “as pessoas também perguntam” e no “featured snippet”, ao mesmo tempo. Verifique se sua resposta está clara, analise a facilidade de compreensão, estruture bem o texto e verifique a ortografia.

3 – E o SEO?

O “Search Intelligence” é uma aplicação que te ajuda a identificar os concorrentes com a maior e a menor visibilidade. Assim, você pode desenvolver conteúdos mais eficazes e ultrapassar eles. Além disso, você pode usar a própria busca e analisar o “as pessoas também perguntam” e buscar a melhor palavra-chave.

4 – Tenha vantagem sobre concorrentes

Quais os benefícios?

Investir no recurso pode ser uma boa pro seu negócio. A estratégia ajuda a implementar SEO e SEM na sua página. Além disso, te ajuda a otimizar seu conteúdo e a responder perguntas essenciais pro seu negócio. Aparecer no “featured snippet” e na “as pessoas também perguntam” ajuda no rankeamento e engajamento da sua página.