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Marketing no Dia das Crianças

Dia das Crianças: 20 dicas de marketing para a data

O Dia das Crianças está logo ali, e reunimos aqui uma lista das melhores dicas de marketing para você implemente nesse dia tão especial. Muitos se enganam ao acreditar que esse dia só é aproveitado por comércios voltados para crianças. Aqui, nós vamos te mostrar que não é bem assim!

O Dia das Crianças é uma das datas comerciais mais populares do nosso país. Dessa forma, fique sabendo que em 2021 os números foram mais que positivos para o comércio. Os e-commerces tiveram um crescimento de 57%, em relação a 2020, na semana anterior ao dia 12 de outubro. Além disso, o crescimento foi de 92% no próprio dia.

Sendo assim, pensar em oportunidades e estratégias para a sua loja nessa data pode ser benéfico. Atualmente, o uso das redes sociais fazem muita diferença nessa data. Além disso, os cupons de desconto e a segmentação por idade também são dicas importantes para essa data. Então, vamos lá conhecer todas as dicas?

20 dicas de marketing para vender mais no Dia das Crianças

1 – Descubra onde o seu produto se encaixa na data

Essa é uma questão recorrente, em todas as datas comemorativas. Alguns segmentos apenas não se encaixam em algumas datas. Contudo, você pode usar da criatividade para encaixar o seu comércio nessa data. Muitas empresas, inclusive, usam da clássica “desperte a criança em você”, para vender mais para adultos nessa data. Sendo assim, mesmo que seu segmento seja exclusivo para adultos, você pode aproveitar, nem que seja apenas para movimentar suas redes sociais.

2 – Prepare seu WhatsApp para a ocasião

A ferramenta de contato favorita dos brasileiros é o WhatsApp. Sendo assim, é natural que esse aplicativo também seja o meio favorito para entrar em contato com lojas e empresas. Nesse Dia das Crianças, o aplicativo promete ser um bom canal de marketing e de vendas. Portanto, não deixe de configurar, e divulgar, sua conta empresarial nessa data.

3 – Segmente seus produtos por idade

Uma das dicas mais importantes, seja nessa data comercial, ou durante outros dias normais, é a segmentação dos seus produtos. Ou seja, a organização de sua loja ou e-commerce para facilitar o acesso dos clientes aos produtos. Dessa forma, se estiver tudo organizado, é possível até vender mais. Sendo assim, você também pode segmentar marca, gênero e tipos de produto. Seja organizado!

4 – Foque seu marketing nos pais

É importante ressaltar que existem leis que protegem as crianças de propaganda infantil. Portanto, para assegurar que problemas sejam evitados, foque seu discurso nos pais. Além disso, o marketing digital gira na internet, a qual as crianças nem sempre tem acesso. Dessa forma, foque o discurso nos pais, que são quem realmente vão consumir algo nessa época.

5 – Use os anúncios a seu favor

Você pode segmentar os seus anúncios. Ou seja, durante essa época, pode anunciar apenas para os pais, já que eles são o seu foco. Dessa maneira, é importante usar o Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads. Além disso, você pode usar e remarketing, para vender para uma pessoa que já pesquisou seus produtos ou serviços mas não finalizou a compra.

6 – Prepare-se com antecedência

Tem muito tempo que o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro. Sendo assim, nada mais natural que você se prepare com antecedência. Muitas vezes a compra de algum item representa uma longa jornada para o cliente. Portanto, planeje seu estoque, mude a temática de suas redes e faça anúncios com antecedência.

7 – Aposte no e-commerce

As plataformas de e-commerce são uma boa opção para os clientes. Sendo assim, se você se preparar com antecedência, pode colocar um e-commerce no ar e aproveitar as vantagens de vender online. Além disso, com tempo, você pode pesquisar as melhores e mais baratas plataformas para se trabalhar.

8 – Faça combinações especiais

Muitos adultos compram mais de um presente no Dia das Crianças. Isso porque, muitas vezes se tem mais de um filho, se tem sobrinhos, netos… Portanto, faça combinações especiais, oferecendo outro item com valor reduzido na compra de ambos. Você também pode oferecer descontos progressivos, ao se atingir um número de itens ou um valor específico.

9 – Crie uma landing page

Mesmo que a data seja a mesma todo ano, existe uma infinidade de presentes e públicos. Ou seja, é possível presentear recém-nascidos, crianças com 1/2/3/4/5 anos e assim em diante. É possível até mesmo presentear um adulto nessa data. Sendo assim, crie uma landing page com antecedência, com um campo para idade e gênero. Assim, você conseguirá enviar ofertas segmentadas para seus clientes.

10 – Prepare boas campanhas de e-mail marketing

Se você ainda não pensou nas estratégias de e-mail marketing a hora é agora! É preciso que você pense na estética correta e também nas referências. Isso vai ajudar a sua equipe de marketing a criar o melhor produto possível. Além disso, ainda que sua empresa não seja para o público infantil, é possível brincar e agradar sua base.

11 – Aproveite o dia, mesmo que esse não seja seu público-alvo

Como dito anteriormente, é possível aproveitar essa data mesmo que seu público não seja infantil. Dessa forma, apresente o seu produto para os adultos, com soluções para os pequenos. Por exemplo, se você vende ferramentas, pode anunciá-las como a solução para consertar o brinquedo favorito da criança. Portanto, o foco aqui é ser criativo!

12 – Prepare suas redes e sites com temas da data

Um dos sentimentos mais notáveis dessa data é a nostalgia. Portanto, é possível evocar esses sentimentos em seus sites e redes sociais, usando isso a favor da sua marca. Prepare posts, mude sua foto de perfil, capa e linguajar para se caracterizar ainda mais com a ocasião e causar uma boa impressão nos clientes.

13 – Faça com que o cliente seja seu embaixador

A prova social é uma das maiores vantagens do uso de redes sociais. Além disso, é gratificante que um cliente poste sobre sua marca nas redes pessoais. Sendo assim, prepare tudo com cuidado, para que o cliente se torne um embaixador da sua marca, lhe divulgando para todos de seu círculo. Essa dica de marketing para o Dia das Crianças pode ser bem frutífera!

14 – Ofereça brindes e ofertas especiais

A dica mais básica para qualquer data comercial é a oferta de brindes e descontos. Porém, não podíamos deixar de ressaltar a importância dessa estratégia de marketing no Dia das Crianças. Oferecer brindes, descontos, promoções ou ofertas, chama a atenção do cliente e faz com que ele consuma mais ainda em sua loja.

15 – Crie uma boa experiência na loja

Para criar uma boa experiência na loja física, você pode abusar de decorações que remetem ao tema e até usar banners especiais. Além disso, pode colocar em destaque alguns produtos que deseja vender e até agradar os pequenos com brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas. Seja criativo!

16 – Facilite as opções de pagamento

Em todos os momentos em sua loja é importante facilitar o pagamento. Clientes não gostam de complicação. Contudo, em uma data como essa, é imperativo que você facilite o pagamento, principalmente por conta da quantidade de pessoas que podem aparecer em sua loja. Sendo assim, aceite dinheiro, cartão, pix e até boletos, se isso for benéfico para sua loja.

17 – Pense em campanhas criativas

A criatividade é tudo no marketing digital, principalmente em datas especiais. Isso porque, todos estarão vendendo nessas datas. Sendo assim, você precisa se destacar de alguma forma, e é aí que a criatividade entra. Deixe-a correr solta e faça um brainstorming com sua equipe, para selecionar as melhores ideias para as campanhas de marketing.

18 – Otimize a sua logística

A logística da sua loja ou e-commerce pode afetar diretamente a vida do seu cliente. Sendo assim, planeje a logística de venda e entrega dos produtos com antecedência e faça questão de cumprir com o prometido. Ou seja, se o produto deve ser entregue em tal data, faça isso acontecer, com o planejamento certo.

19 – Faça conteúdo com palavras-chave específicas

Palavras-chave sazonais se mostraram efetivas. Sendo assim, “Dia das Crianças”, “Natal”,  “Ano Novo”, etc, podem fazer sucesso em suas respectivas épocas. Portanto, faça questão de preparar um conteúdo rico, e a frente de seus concorrentes, em datas especiais, usando as palavras-chave.

20 – Considere participar de uma ação social

Certamente o foco de uma campanha para uma data comercial é um cliente com certo poder aquisitivo. Contudo, nem todos tem a oportunidade de dar um feliz Dia das Crianças para os filhos. Portanto, considere doar para uma instituição, ou até mesmo promover um evento patrocinado pela sua marca. Ajude quem precisa e seja transparente com seus clientes. Nada é mais gratificante que ver um sorriso no rosto de outra pessoa!

Fontes: Resultados Digitais, Hubify, Agência Mobidick

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