Quer saber como monetizar o YouTube, mas não sabe por onde começar? É bastante simples, basta se tornar parceiro da rede social e atender a alguns critérios. Agora, nós vamos te mostrar de forma mais detalhada como realizar esse processo.

O programa de parceiros do Youtube

Para se tornar parceiro do YouTube, é preciso estar de acordo com as políticas de monetização de canais. Dentre os critérios analisados pela plataforma estão: tema principal; vídeos mais assistidos; vídeos mais recentes; maior proporção de tempo de exibição; e metadados dos vídeos.

Requisitos para ativar a monetização

No painel de criador do YouTube Studio, acesse a aba “Monetização” e clique em “Enviar solicitação de análise”. Para que o canal fique elegível para análise, é necessário que você tenha mil inscritos; quatro mil horas de exibição pública; autenticação de dois fatores; e nenhum aviso das diretrizes da comunidade ativo.

Métodos de monetização

Nesse método, você recebe dinheiro através de anúncios exibidos em vídeo.

1 – Receita de publicidade

Permite que seus inscritos se tornem membros através de uma assinatura mensal. Os assinantes podem apoiar a sua criação de conteúdo em troca de benefícios oferecidos por você.

2 – Clube de canais

Permite que a sua audiência envie contribuições e mensagens que ficam em destaque durante suas transmissões ao vivo.

3 – Super Chat e Super Stickers

A estante de produtos fica disponível nas suas páginas de exibição e tem o objetivo de direcionar os seus inscritos aos produtos oficiais do seu canal.

4 – Estante de produtos do canal

Isto é, quando um usuário Premium assiste o seu conteúdo, parte da taxa de assinatura vai para você.

5 – Receita do YouTube Premium

Como ativar a monetização?

Depois que a sua solicitação for aprovada pelo YouTube, para ativar a monetização basta vincular o seu canal ao Google AdSense, plataforma para a qual o YouTube transfere todo o lucro que você consegue. Nele, é possível cadastrar um banco que faça a conversão do valor em dólar para receber a receita gerada pelo seu conteúdo.

Extra: Youtube Shorts

O YouTube Shorts é uma ótima ferramenta para gerar engajamento. Para incentivar os criadores de conteúdo a utilizá-lo, o YouTube criou um fundo de recompensa que distribuirá dinheiro para criadores que estão publicando vídeos curtos originais, dinâmicos e divertidos.