Início » Por que pesquisa de marketing é importante para empresas?
Por que pesquisa de marketing é importante para empresas?

Por que pesquisa de marketing é importante para empresas?

Segundo Philip Kotler, pesquisa de marketing é o planejamento; a coleta; a análise; e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

Nesse sentido, é importante pesquisar, por exemplo, se o consumidor está satisfeito com o seu produto ou serviço; como ele vê o seu produto em comparação ao do concorrente etc.

De forma geral, a sua importância está diretamente ligada à assertividade nas decisões de um negócio.

Isso porque, quando baseados no uso inteligente desse tipo de análise, os diretores de marketing conseguem ser muito mais objetivos em suas escolhas.

Desse modo, encontrar soluções para grandes problemas de uma empresa através da realização de uma pesquisa de marketing pode ser uma estratégia muito eficaz.

Quem faz a pesquisa de marketing?

É o departamento de marketing.

Em síntese, são os profissionais que fazem parte desse departamento que criam as estratégias que se alinham aos objetivos de atração e retenção.

Contudo, isso só é possível através da análise do público-alvo, e esse conhecimento é desenvolvido justamente por meio da pesquisa de marketing.

Nesse contexto, os profissionais de marketing usam tanto projetos pontuais para solução de problemas, quanto projetos recorrentes para monitorar o mercado.

Além disso, é importante citar que o sucesso de pessoas de outros departamentos também é significativamente ampliado por meio do conhecimento em pesquisa de marketing.

Um exemplo disso são empreendedores, que ao entenderem melhor o fit de seu produto com a demanda do segmento, aumentam as suas chances de atingir um mercado de forma correta.

No entanto, o público que se beneficia da pesquisa de marketing não se restringe apenas aos departamentos tradicionais das empresas.

Políticos a utilizam para preparar suas estratégias de campanhas, discursos e intenção de votos.

Ou seja, ela é extremamente ampla, e serve para diversas áreas do negócio.

Agora que você já sabe o que é pesquisa de marketing, que tal aplicar em sua empresa?

Aproveite e confira: O que é KPI? Saiba como ele ajuda a medir resultados de Marketing

Fonte: MindMiners

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *