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O que significam as métricas de retenção do Instagram Stories?

O que significam as métricas de retenção dos Stories?

Você sabia que as métricas de retenção dos Stories do Instagram são essenciais para entender como suas postagens estão chegando nas pessoas, além da quantidade de seguidores que estão interagindo com elas até o fim e o quanto estão sendo eficazes para as suas estratégias de negócio?

Isso porque elas possuem informações relevantes sobre o alcance e engajamento que a sua conta tem e funcionam como um termômetro para saber se o seu conteúdo está funcionando ou não.

Pensando nisso, decidimos trazer um conteúdo que te conta exatamente como funcionam essas métricas e te ensina analisar essas informações corretamente para melhorar sua presença na rede social.

O que são as métricas dos Stories do Instagram?

As métricas são informações construídas a partir de dados que auxiliam na compreensão de como as pessoas estão interagindo com seus stories. Elas desempenham um papel fundamental na avaliação do sucesso do seu conteúdo e no engajamento do seu público com as suas publicações.

Dessa forma, essas métricas são responsáveis por medir a quantidade de pessoas que assistem seus stories até o fim, fornecendo um parâmetro de quantas contas foram alcançadas com suas publicações. Para identificar esse número, é necessário verificar quantas pessoas deixaram de assistir seu conteúdo e quantas permaneceram. No caso, as que permanecem são o nosso objeto de interesse.

Agora que compreendemos o que são as métricas dos stories do Instagram, vamos analisar as principais métricas e o que elas representam:

Taxa de alcance

Essa métrica mostra a quantas pessoas o seu conteúdo foi capaz de chegar. Essa taxa ajuda a saber para quantas contas de seguidores o Instagram está entregando suas atualizações, cruzando a quantidade de seguidores com a quantidade de cliques para saber a porcentagem de pessoas impactadas por seus stories.

Portanto, essa pode ser considerada uma das principais métricas para fazer a avaliação dos seus resultados. É ela quem vai te dar a porcentagem de pessoas alcançadas dentro do seu número de seguidores.

Taxa de retenção

Nessa taxa, você descobre a porcentagem de seguidores que estão assistindo seu stories até o final, sem clicar para pular ao próximo ou até arrastar para o perfil seguinte. Essa informação te permite saber o quão cativante o seu conteúdo está para a sua audiência, e assim saber exatamente pelo que as pessoas se interessam. Entre as métricas de retenção do Instagram, essa é a mais importante.

Dessa forma, ao saber o sobre o que mais interessa o seu público, você poderá usar esses dados para fazer ajustes, de modo que alcance ainda mais pessoas. Isso vai impactar diretamente nessa métrica.

Custo por interação

Só é relevante se você estiver fazendo anúncios nos seus Stories, ou seja, estiver utilizando tráfego pago. Ela mostra quanto você pagou, em média, por cada interação recebida, como cliques, respostas ou visualizações.

Essa métrica pode te auxiliar a entender se o investimento feito para alcançar mais contas tem te ajudado a alcançar os resultados desejados.

Alcance

Essa métrica traz a quantidade de pessoas únicas que receberam e visualizaram seus stories na plataforma do Instagram. Por meio dessa informação é possível saber exatamente a quantas pessoas diferentes você está impactando com seus conteúdos, e o quanto ele é relevante para o seu público. É importante se atentar para isso na hora de analisar as métricas de retenção do Instagram.

Impressões

As impressões representam o número total de vezes que o seu story foi exibido, e isso independente de quantas visualizações únicas ele teve. Por exemplo, se uma pessoa visualizar seu story três vezes, serão contabilizadas três impressões. Essa informação ajuda a saber se seu conteúdo é útil ou viral, uma vez que retorna quantas contas se empolgaram e voltaram nele mais de uma vez.

Respostas

As reações ou respostas são interações realizadas com o story por meio de stickers, emojis ou mesmo em texto por contas que estão acompanhando aquele conteúdo.

Próxima

Mostra quantas vezes o seu conteúdo foi acelerado ou pulado durante a visualização do usuário, ou seja, quantas pessoas clicaram para passar ao próximo conteúdo, independente do motivo. Normalmente essa informação ajuda a saber o quanto seu conteúdo está sendo pulado pelos seguidores, funcionando como um feedback para mudar isso.

Voltar

Essa métrica é o oposto da anterior, pois ela sinaliza quantas vezes um usuário clicou para voltar os stories e visualizar seu conteúdo. É útil para determinar o interesse em seus conteúdos e se eles passam rápido demais por um motivo ou outro, e acabam repensando. Ou seja, acaba funcionando como indicador para criar mais conteúdos que gerem retorno.

Saída

As saídas mostram o quanto seu conteúdo é irrelevante para seus seguidores, ou seja, mostra que os usuários estão saindo da visualização de stories sem vê-lo por inteiro, apenas passando para outros perfis ou até fechando o aplicativo. Essa informação é extremamente importante para saber o que há de problemático com o conteúdo para gerar rejeição e mudar de acordo com os resultados.

Como funciona a métrica de retenção dos Stories do Instagram?

Para calcular a métrica de retenção do Instagram Stories é simples. Basta subtrair o número de saídas do story da quantidade de pessoas alcançadas e depois dividir o total por esse alcance.

Ou seja, se você tiver 100 usuários alcançados e 15 deles saíram dos seus stories, a conta fica assim:

100 (alcance) – 15 (saídas) = 85 (total)

85 (total) / 100 (alcance) = 0,85, que corresponde a 85% (taxa de retenção)

Esse resultado é divulgado de forma individual, ao lado de cada um dos stories em destaque.

Nesse contexto, ele é fundamental para compreender quais dos seus conteúdos geram mais retenção. A partir disso, fazer planejamentos para que você possa alcançar mais contas e ampliar esse número.

Além disso, é importante lembrar que só se considera saída quando o usuário pula para os stories da conta de outra pessoa ou realmente sai desse canal e volta para o feed.

Ou seja, caso a pessoa passe os stories para a frente, mas continue na sua conta, conta como retenção.

Qual é a importância da métrica de retenção dos Stories do Instagram?

A métrica de retenção dos Stories do Instagram é essencial. Isso porque ela revela quantas pessoas assistiram seu story do início ao fim, ou seja, quem se interessou o suficiente para permanecer consumindo o conteúdo. Mas por que isso é tão importante? Nós listamos abaixo alguns dos pontos mais relevantes. São eles:

Envolvimento do público

A retenção dos Stories mostra o quão atraente é o seu conteúdo. Quanto mais pessoas assistirem até o final, mais engajamento você está gerando. Isso significa que as pessoas estão curtindo o que você compartilha e querem mais.

Qualidade do conteúdo

Essa métrica também avalia a qualidade do seu conteúdo. Se a taxa de retenção for baixa, é sinal de que é preciso melhorar a relevância, o valor ou até mesmo a forma como você apresenta as informações. Por outro lado, uma alta taxa indica que seu conteúdo está funcionando e capturando a atenção do público.

Decisões embasadas

Analisar a retenção ao longo do tempo, junto com outras informações, como visualizações e respostas, ajuda a tomar decisões mais acertadas. Com base nesses dados, é possível identificar o tipo de conteúdo que funciona melhor para seu público e otimizar sua estratégia de criação de Stories.

Lembe-se sempre: dados são essenciais para você conseguir planejar o seu conteúdo de maneira mais assertiva.

Engajamento a longo prazo

Uma alta taxa de retenção também indica que você está construindo seguidores engajados. Quando as pessoas assistem regularmente aos seus Stories até o fim, demonstram interesse contínuo. Isso pode levar a relacionamentos mais fortes, aumentando as chances de que se tornem clientes, seguidores fiéis ou até mesmo promotores da sua marca.

Agora que você entende melhor sobre as métricas de retenção do Instagram, analise sua conta e verifique quais seus conteúdos de maior relevância para a sua audiência e foque em produzir mais materiais que gerem engajamento para impulsionar a sua marca.

Se você gostou desse conteúdo, comente conosco. Aproveite e compartilhe com outros entusiastas e usuários de Instagram que estão buscando aumentar a relevância na plataforma.

Fonte: Reportei Reportei² Air Influencers B-Young

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