De acordo com Nagaraj (2020), o Marketing disruptivo diz respeito às grandes mudanças na inovação de produtos, serviços e modelos de negócios. Mudanças essas que oferecem soluções e alternativas diferentes das existentes no mercado – com foco em consumidores não tradicionais. Ele pode ser entendido como uma nova forma de enxergar a publicidade tradicional, procurando novos caminhos para se destacar, com abordagens, conteúdos e materiais totalmente fora do formato comum.
Como funciona?
O Marketing disruptivo segue contra o status quo do mercado. Isso quer dizer que ele assume riscos e rejeita a ideia de que há apenas um caminho para o sucesso de uma marca ou de um projeto. As empresas que adotam essa metodologia buscam criar algo novo e diferenciado.
Como usar o Marketing disruptivo?
Compreender o segmento em que a sua empresa atua é essencial para encontrar oportunidades de praticar o marketing disruptivo. A partir disso, é possível realizar uma análise detalhada da concorrência, conhecer quais são as ações dela e como o seu negócio pode criar um diferencial.
1 – Entenda o nicho da empresa
Procure os melhores canais para demonstrar como a sua empresa pode ajudar a persona e quais são os diferenciais que você tem nesse sentido.
2 – Divulgue as suas soluções
Além de assegurar um bom atendimento, é essencial disponibilizar informações que realmente agreguem valor ao dia a dia das pessoas.
3 – Proporcione experiências
Estude o seu mercado; compreenda o cliente; e esteja presente em diversos canais. Aplique de forma efetiva todas as fases anteriores.
4 – Otimize a jornada do consumidor
Use emoções distintas para cativar o público. Isso pode ajudar a aumentar a conexão da marca com as pessoas.
5 – Utilize os gatilhos mentais
Quais são as vantagens?
Investir em Marketing disruptivo fará com que a sua marca seja vista de outra forma. Com uma nova postura, ela se tornará diferente de qualquer outra empresa. É possível investir no storytelling do seu negócio e criar vantagens competitivas indiscutíveis.
1 – Muda a percepção da sua marca
Acima de tudo, o Marketing disruptivo prioriza os clientes. Para ele, o protagonismo do cliente é essencial para definir mudanças e melhorias de um negócio. Quando uma empresa segue essa mesma filosofia, ela consegue se envolver com os clientes em um nível pessoal, identificando suas principais dores e necessidades.
2 – Aumenta a conexão com os clientes
Em síntese, existem vantagens para quem explora pela primeira vez alguma ideia disruptiva, e esse poder de monopólio sobre as inovações pode gerar aumento das vendas.
3 – Oferece exclusividade sobre a criação