No onboarding de clientes, a sua marca trabalha para orientar novos consumidores sobre a utilização de produtos ou serviços que você oferece. Com isso, além de disponibilizar suporte e promover as boas-vindas à sua empresa, faz com que o usuário se sinta satisfeito e ingresse em um relacionamento duradouro com ela.

1. Ofereça suporte e acolhimento

Quando o consumidor adquire seu produto ou serviço, ele espera satisfação nessa jornada. Aplicar o onboarding de clientes significa que você deve prestar orientações adequadas na utilização dos itens adquiridos depois que a venda for efetivada.

2. Tenha uma equipe dedicada

Ter um departamento focado em promover todo esse processo de acompanhamento do consumidor é imprescindível. Uma equipe dedicada ao onboarding de clientes será responsável por criar um conjunto de procedimentos que ajudem a garantir o sucesso e a satisfação dos consumidores.

3. Conheça sua clientela

Não há como fornecer produtos e serviços satisfatórios, ou orientações posteriores, se você não conhecer seu público. Ter um banco de dados com todos os aspectos de seus consumidores ajuda a marca a encontrar melhores soluções para sanar as dores e dificuldades que os usuários tenham com seu produto ou serviço.

4. Defina um modelo de atuação

Ter conhecimento sobre seu cliente, e entender suas dores e necessidades ajuda a criar um modelo de atendimento efetivo. Seu cliente é mais ativo online? Ofereça suporte via chat. O consumidor é mais tradicional? Ofereça suporte via telefone e e-mail, ou ainda, presencial.

5. Seja presente

Após a efetivação do negócio, não desapareça. Abandonar o cliente após conquistar a venda não trará benefícios nem para a sua marca, nem para o consumidor. Então faça o oposto: ofereça ao cliente todo o suporte possível.

6. Solicite e monitore feedbacks

Escute seu público. Mais importante do que fechar um negócio, é ouvir o que o seu cliente tem a dizer. Promova pesquisas de satisfação no momento em que fechar o negócio, e sempre solicite feedbacks.