Para elaborar um produto que tenha sucesso, é preciso conhecer os pilares do marketing, conhecidos como os 4 Ps. Para entender melhor a tática, é importante conhecer cada um dos Ps para que toda a técnica seja feita da forma como deve, só assim terá um efeito positivo para a empresa. Mesmo que a internet e o mundo estejam se transformando a cada minuto, algumas técnicas permanecem as mesmas, pois é significado de sucesso garantido, primordialmente no marketing. Para criar um projeto, por exemplo, sempre será preciso de um planejamento em cima de uma ideia base.

Os 4 Ps do marketing surgiram quando as empresas começaram a crescer e as pessoas se perguntaram como aquilo era possível. Segundo Jerome McCarthy, existem quatro pontos do Composto de Marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção. Apesar de conceituado por McCarthy, o responsável pela popularização foi Philip Kotler.

Qual a origem da tática?

Um negócio não existiria sem que o seu produto principal já tivesse sido criado, não é mesmo? Esse item não precisa ser necessariamente um item físico, pode ser serviços, como um conserto de carro ou criação de conteúdo. É importante conhecer todas as características deste produto antes de começar a vendê-lo.

Produto

Assim como qualquer outro produto, o valor monetário dele é muito importante para as pessoas que pretendem adquiri-lo. Ele deve ter uma qualidade adequada ao custo-benefício, pois se o preço for alto, a qualidade do produto deve mostrar o motivo de todo aquele investimento. Assim, certifique-se de fazer a precificação.

Preço

Este é o local em que o produto será vendido. Os canais de distribuição que ele ficará disponível é importante para a sua receita final, já que o cliente precisará chegar neste local de venda. Quanto mais rápido e prático o cliente conseguir chegar ao local, mais aumentam as chances dele voltar a comprar.

Praça

Promoção

Este item não é feito para criar descontos em cima do produto. O seu objetivo é persuadir uma pessoa a se tornar cliente, ou seja, a comprar o produto. Para saber a hora de divulgar o produto, é importante conhecer o comportamento do público-alvo e divulgar o produto em locais onde estas pessoas vão conseguir enxergar.

À primeira vista pode parecer complicado, mas não é. Para começar a utilizar essa técnica, um planejamento precisa ser criado. O crescimento não vai acontecer imediatamente, então tenha paciência. Contudo, o planejamento de criação dessa tática, por exemplo, deve levar em consideração fatores internos e externos.

Como começar a usar os 4 Ps?

– Quais os verdadeiros objetivos da marca? – Qual a natureza de seus produtos? – Qual o ciclo de vida desses produtos? – Quais são os recursos disponíveis? – Qual a competição do nicho? – A empresa já conhece o comportamento de seu consumidor? – Os canais de comunicação são bons?

Principais perguntas