Definir o nicho de mercado é uma das coisas cruciais para qualquer empresário. Porém, muitas pessoas que estão começando não sabem o seu conceito. Neste sentido, saber o seu segmento antes de começar a pôr a mão na massa é um passo importante. Muitas empresas que já são famosas atuam em vários nichos. No entanto, no seu começo, foi preciso definir um caminho principal. Neste story, vamos passar por várias vantagens que envolvem o uso da definição de nicho de mercado.

Para dar um exemplo, podemos ver a venda de hambúrgueres como um nicho dentro do setor de fast food. Porém, ainda é um setor bastante grande. No entanto, se você quer definir mais o nicho, pode chegar em hambúrgueres veganos. Neste sentido, esta fatia do mercado atende às necessidades e interesses específicos.

O que é a Nicho de Mercado?

O marketing de nicho é focado mais para a persona do que para o público-alvo. Ou seja, quando você define sua persona você sabe de suas necessidades específicas. Assim, você oferece um produto diferenciado que atende aquela solução singular.

Defina seu nicho de mercado

1 - Qualificação do público Se você tem um nicho de mercado bem definido, tem menos concorrência. Você pode em um momento de empatia se colocar no lugar do consumidor e ver a necessidade de segmentação de um produto ou serviço.

Vantagens do nicho de mercado

Em mercados muito amplos você terá como concorrentes, muitas empresas famosas. Quando você explora um nicho de mercado específico você vai trabalhar nas lacunas destas grandes empresas. Ou seja, criar um modelo de negócios onde estas empresas não atendem demandas especializadas.

2 - Menor concorrência

Quando você define um nicho de mercado específico a divulgação fica mais fácil. Isto acontece por causa de sua persona. Neste sentido, se você já definiu seu nicho, já construiu a sua persona específica.

3 - Facilidade na divulgação

4 - Cria autoridade A boa definição do nicho de mercado irá gerar autoridade para a sua empresa. Ou seja, você se torna especialista em determinado segmento.

5 - Parcerias para seu negócio Quando você possui um nicho de negócios específico é mais fácil trabalhar com influenciadores. Muitos deles são especialistas em determinados nichos e costumam opinar e fazer recomendações.

1 - Segmentação demográfica Para qualquer empresa estes índices são importantes, pois define o comportamento diante de muitos produtos e serviços.

Tipos de Nicho de Mercado

2- Segmentação de comportamento Basicamente, os nichos de mercado que usam esta segmentação pesquisam os hábitos dos consumidores. Assim, se estuda os feedbacks de produtos e serviços quanto a qualidade, atendimento e outras.

3 - Psicográfica As pesquisas focadas neste nicho de mercado olham para estilo de vida, preferências culturais e personalidade. No entanto, existem também fatores de posicionamento diante do mundo e também de saúde.

4 - Geográfica Este tipo de segmentação leva alguns fatores em conta, como: a concorrência local, a localidade da empresa e traços culturais regionais. No entanto, existem negócios que levam em conta somente a localidade e não os traços culturais.

– Roupas e acessórios para bebês; – Acessórios para carros; – Vestuário em geral; – Produtos de beleza e cuidados pessoais; – Utensílio para casa e decoração; – Tecnologia; – Saúde.

Nichos que serão tendência em 2022

1 - Interesse pelo nicho escolhido É importante saber o grau de interesse que você tem pelo nicho que quer escolher. Ou seja, tem que ser um negócio em que você tenha paixão para descobrir novidades e sanar problemas.

Fatores importantes

2 - Conhecimento do seu nicho Outro fator muito importante para escolher o nicho de mercado é o conhecimento. Assim, se você não possui o conhecimento técnico de sua área, fica mais difícil criar qualquer estratégia.

3 - Quais benefícios irá oferecer A princípio, você pode construir todo o seu negócio por meio de seu conhecimento. Porém, só isso não irá sustentar sua marca. Neste caso, você tem que se colocar no lugar do público e ver quais benefícios você dará.

4 - Tamanho de demandas deste nicho Para se firmar em um nicho de mercado, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Esta pesquisa também está muito relacionada com a segmentação, pois cada nicho tem uma estimativa de público.

5 - Qual seu público alvo? Para determinar o público para o seu nicho de negócio, você pode usar ferramentas como pesquisas etárias, de escolaridade e de renda. Estude a concorrência para ter um número de quantas empresas estão em seu nicho e qual o seu público mais predominante.

6 - Qual sua persona? Muita gente confunde persona com público-alvo, mas são fatores diferentes. Basicamente, a definição da persona se dá primeiro como uma ação interna da empresa. Quando você define seu nicho, ao mesmo tempo já define esta persona.