A priori, preocupe-se com o engajamento, pois nem sempre os likes são sinônimo de interação. Isto é, embora as duas métricas sirvam de orientação para as equipes de Marketing de uma empresa, elas não andam lado a lado em todos os momentos. Desse modo, é preciso pontuar as diferenças que existem entre elas para que seja possível entender qual é a importância de cada uma dentro da sua empresa.
De acordo com o site da Agência Mestre, as métricas de vaidade são números que são monitorados, mas não servem para a tomada de decisões. Nesse sentido, os likes são um bom exemplo, pois apesar de parecerem grande coisa e mexerem com a nossa vaidade, eles não revelam o alcance efetivo de uma publicação.
Likes: a métrica de vaidade
Outros exemplos de métricas de vaidade são: Número de seguidores; quantidade de acessos em uma página; quantidade de downloads de um nfoproduto. Tais métricas sozinhas não entregam nenhum resultado real para uma empresa. Por isso, não dê prioridade aos likes, a sua preocupação deve ser com o engajamento do seu perfil.
O engajamento diz respeito à interação dos seguidores com a sua empresa. Os comentários e os compartilhamentos são um bom exemplo disso. É através dessa interação que é possível avaliar se o público realmente gosta da sua marca.
Engajamento: os resultados reais
Desse modo, é essencial que o foco da equipe de Marketing da sua empresa seja o engajamento. Afinal, se uma pessoa comentou ou compartilhou a sua publicação, ela provavelmente gostou do seu negócio e pode vir a se tornar uma cliente. E aí, você prefere se apegar à métrica da vaidade ou investir em resultados reais?