O Pinterest pode ser considerado uma rede social de compartilhamento de imagens. A princípio, a proposta da plataforma é fazer com que os usuários a usem como um painel de ideias e inspirações.  Dessa forma, os conteúdos lá publicados são divididos por várias categorias. A ideia principal é que as pessoas montem quadros com os assuntos que mais gostam. Quer saber como funciona e como usar o Pinterest? Vem com a gente!

O Pinterest funciona através de pastas de imagens, que podem ser “pinados” (salvos) em diferentes painéis com categorias diversas. O grande diferencial é que você não precisa baixar a imagem para salvá-la em sua pasta. Dessa forma, você pode acessá-la de qualquer lugar, seja pelo aplicativo ou pelo site.

Como o Pinterest funciona?

A partir do seu email, crie uma conta para a rede social. Contudo, é possível vincular a sua conta pessoal do Facebook à rede.

Como usar o Pinterest?

1 – Crie o seu perfil

Primeiro, abra o seu perfil. Depois, clique no sinal de “+”. Selecione a opção “pasta”. Depois é só configurar como você quiser.

2 – Crie pastas

Os pins são as publicações, e são eles que vão compor as suas pastas. Você pode até adicionar algum link que leve para o seu site em seus pins. Você também pode “pinar” publicações de terceiros. Assim, vá para a página inicial e escolha o pin de seu interesse e depois você pode salvá-lo na pasta de sua preferência.

3 – Crie pins

Isso faz com que as pessoas encontrem o seu negócio com mais facilidade.

Como usar o Pinterest no Marketing

1 – Crie painéis com palavras-chave

Assim como no título, use palavras-chave na descrição. Transmita as suas ideias e coloque informações que chamem a atenção do usuário.

2 – Use a descrição dos pins a seu favor

3 – Use imagens verticais

Elas chamam mais atenção. Ou seja, tiram maior proveito do espaço visual que você dispõe. Assim, você pode ter mais reconhecimento.

Não desperdice a chance de usar os links a seu favor.

4 – Aproveite os campos de links

5 – Compartilhe os seus pins

Isso faz com que você ganhe mais acessos, e também pode gerar engajamento dos usuários.

Board/Painel: Pasta onde suas ideias ficam; Pin: Um Pin é uma ideia, ou seja, um post. Pint It: É o botão por meio do qual o usuário “dá um Pint”. Place Pin: Função faz com que painéis apareçam em forma de mapa. Seguir/Seguidores: Funciona da mesma forma que em outras redes sociais.

Glossário do Pinterest