Ghost writer é o termo em inglês para “escritor fantasma”, isto é, um profissional que não recebe créditos de autoria pelo texto que escreveu. Nesse sentido, o escritor vende os direitos autorais da obra que redigiu para uma pessoa (física ou jurídica). Então, a publicação desse texto sob a autoria de outra pessoa não viola nenhum direito. Atualmente, essa é uma ocupação que tem crescido bastante no mercado de trabalho, pois as oportunidades de ganho são grandes. Quer saber as vantagens dessa profissão? Vem com a gente!

Vantagens de ser um ghostwriter

Geralmente, o ghost writer é contratado por obra, livro ou texto que escreve. Dessa forma, você ganha exatamente pelo trabalho que faz. Contudo, os contratos celebrados para serviços de escrita ghostwriting são pagos antecipadamente ou por pacotes fechados.

Receber renda compatível

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O regime de trabalho do ghost writer permite, por exemplo, que você planeje retiradas mensais que se assemelham aos salários convencionais do regime CLT.

Ter controle das suas finanças

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O trabalho do ghost writer permite que você melhore a sua escrita. Isso porque, quanto mais trabalho, mais você praticará.

Praticar a sua escrita

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A distanciação emocional e comercial dos textos é mais fácil para um ghost writer, já que seu nome não é vinculado à autoria dos textos. Isso torna sua escrita mais livre.

Aprender a se distanciar dos textos

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Existe uma demanda crescente na área em que os ghos twriters estão inseridos. Assim, são muitas as possibilidades de atuação.

Aproveitar a expansão do mercado

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Desvantagens de ser um ghostwriter

Como o texto não é seu, você precisa encontrar a voz dos seus clientes, o que pode ser um processo cansativo.

Adaptar a linguagem dos textos

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O ghostwriter geralmente é contratado como freelancer, o que pode gerar uma relativa incerteza profissional.

Incerteza profissional

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Ou seja, você vai precisar negociar e colocar preço em sua produção. Então, é preciso se preparar para ouvir ofertas que desvalorizam o seu trabalho.

Necessidade de fazer comercial

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Você terá que disputar clientes com agências de conteúdo grandes e outros profissionais mais experientes.

Lidar com a concorrência

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Como trabalhar como ghostwriter?

Para trabalhar como ghostwriter, você precisa escrever muito para ganhar ritmo e prática. Para isso, você pode se oferecer para escrever um post gratuito em um portal de grande visibilidade, por exemplo.

Ganhar experiência

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Como já diz o provérbio: não coloque a carroça na frente dos bois. Não adianta produzir muito, mas não ter qualidade.

Ser paciente

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É muito importante manter o seu conhecimento atualizado. Logo, leia e estude bastante, pois isso também pode te ajudar a descobrir novos estilos de escrita.

Ler e estudar muito

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É para as personas dos seus clientes que você precisa escrever. Dessa forma, crie um conteúdo que seja relevante para elas.

Pesquisar as personas dos clientes

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Escolha a linha de redação que mais se adapta ao seu estilo. Além disso, também leve em consideração qual opção te dará mais oportunidades.

Escolher o mercado

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Em qual mercado investir?

As publicações para blog adotam estratégias de otimização. Assim, é preciso estar atento a coisas como SEO persona e linguagem.

Redação de blog post

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Essa é uma boa para compartilhar seus conhecimentos, pois, apesar de dominarem o conteúdo, é você que sabe desenvolvê-lo.

Matérias com autores iniciantes

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Sabe aquelas pessoas públicas que querem escrever as suas próprias histórias, mas não sabem nem por onde começar? Os ghostwriters costumam ser muito solicitados por elas. Apesar de possuírem conteúdos maiores, que exigem muita pesquisa, as biografias são uma ótima fonte de renda para os ghostwriters.

Produção de biografias

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