O arquétipo do herói representa aquela pessoa disciplinada, e que está sempre defendendo os inocentes ou injustiçados. Segundo Carl Jung, os arquétipos são figuras que carregamos em nosso imaginário, algumas desde a infância, outras criadas em nossa fase adulta. No mundo dos negócios, eles são a representação de um conteúdo inconsciente capaz de influenciar na percepção do consumidor. Nesse contexto, quando o herói se faz presente em uma marca, ele se impõe como um líder e se vende aos clientes como quem vai resgatá-los do seu infortúnio.

Características do arquétipo herói

O herói busca sempre deixar a sua marca no mundo. Ele é um conquistador, um guerreiro no sentido de batalhar pelas grandes causas. Tem muita disposição, visão de longo prazo e poder de ação. Nesse sentido, ele quer salvar o dia para provar o seu valor para o mundo ao seu redor.

As pessoas que se identificam com esse arquétipo costumam querer superar seus desafios, quebrar regras e transformar a sua vida, além de serem extremamente produtivas. Por fim, alguns dos seus pontos fracos são vulnerabilidade e arrogância.

Pessoas do arquétipo herói

As marcas que se identificam com esse arquétipo devem ter produtos ou serviços que compreendam e inspirem os seus consumidores, dentro da missão, que é o objetivo da marca. Muitas empresas usam celebridades que remetem ao arquétipo do herói em suas propagandas, passando mensagens de que tudo é possível.

Esse arquétipo no meu negócio

Para comercializar o arquétipo do herói com sucesso, é importante delinear claramente quem a marca é e o que ela representa. Dessa forma, ressalte os seus valores e diga qual é a diferença que deseja fazer no mundo. Para atrair um cliente que vê a si como tão importante, é preciso inspirá-lo e fazê-lo sentir-se com poder para ter sucesso e conquistar.

A principal vantagem do arquétipo de herói para uma marca é a fidelidade dos clientes. Isso porque, ao se sentir motivado e inspirado, ele verá a marca como um time do qual ele faz parte. Assim você terá bastante engajamento desde que eles se identifiquem com seus valores e aqueles que envolvem o uso de seus produtos.

Esse arquétipo na minha marca