Uma das principais dúvidas ao se adentrar no mundo do marketing digital são as nomenclaturas. Além disso, existem diversas áreas similares, mas que são completamente diferentes. Um desses casos acontece entre os profissionais webwriter, copywriter e UX writer. Apesar de ser completamente diferentes, essas funções não são excludentes. Elas também tem similaridades e as técnicas podem se entrelaçar na execução de uma produto.

Quais são as diferenças?

O webwriting, o copywriting e o UX writing tem como objetivo ser uma escrita pro usuário. Ou seja, o seu objetivo é facilitar a comunicação dos usuários em máquinas. Contudo, essas três áreas tem diferenças entre si.

Quais são as diferenças?

O UX writing existe para ajudar o usuário, como um guia. Dessa forma, você pode ver o UX writing em botões de ação e indicando os próximos passos, para que o usuário consiga concluir suas ações. Já o copywriting é uma escrita publicitária, ou seja, para promover e vender produtos.

Quais são as diferenças?

Para finalizar, o webwriting é um texto otimizado para o ambiente digital. Sendo assim, é um texto adaptado para como as pessoas leem e escrevem em ambientes online.

O que faz o webwriter?

Aqui é onde o profissional cria a narrativa da empresa: tudo que é relacionado a história da marca, as suas informações mais pertinentes e as dúvidas que o consumidor pode ter. O webwriter tem o foco na escrita para o ambiente digital, entregando conteúdos objetivos e claros, com o foco no SEO. A maioria dos textos são longos.

O que faz o copywriter?

O copywriter tem o objetivo de fazer um texto publicitário, com o intuito de promover e vender produtos. A escrita é comercial, utilizando-se de palavras chamativas para atrair a atenção do público. Essa técnica tem o objetivo de fazer as pessoas tomarem uma decisão. Os textos são predominantemente curtos.

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O que faz o UX writer?

O profissional de UX writing age diretamente de dentro da equipe de design, focando em textos para a orientação do uso do produto. Tudo que guia o usuário dentro de uma interface digital, ou seja, botões de ação, notificações e até os erros que aparecem na tela fazem parte do UX writing. Os textos variam de tamanho.

O que as funções têm em comum?

Essas três funções podem agir em conjunto para trazer uma melhor experiência para o usuário. O copywriting encanta o usuário, o UX writing guia o usuário através da interface e o webwriting cimenta a conexão com a empresa, com textos informativos sobre a marca. Outras similaridades estão na maneira da escrita, que deve ser o mais clara e objetiva possível.