A comunicação não violenta é um conceito vindo da psicologia, mas que pode lhe ajudar no marketing. Sendo assim, novos conceitos de comunicação estão surgindo, com foco em CNV no marketing, para ajudar as empresas a navegar por esse conceito. Assim, o CNV no marketing é ideal para ter uma melhor percepção das necessidades do outro, e para comunicar demandas de uma maneira mais eficiente. Nesse artigo, reunimos mais informações sobre esse novo conceito e quais benefícios ele pode trazer para sua empresa. Vem com a gente!
O que é o CNV no marketing?
O CNV, ou comunicação não violenta, foi feito por Marshall Rosenberg, um psicólogo estadunidense. Sua obra foi conceituada a partir de formas de comunicação que focam no caráter humano. Ou seja, o CNV garante que as respostas, seja de conflitos ou outras questões, serão conscientes e com respeito a realidade do próximo.
Pilares da comunicação não violenta
Em toda capacidade é recomendado que se observe antes de julgar. Isso se maximiza dentro de uma empresa, onde os ânimos podem se aflorar. Portanto, em reuniões, por exemplo, evite frases contundentes como “você sempre chega atrasado”. Se coloque no lugar do outro.
1 - Não julgar
É necessário que você identifique os seus sentimentos, e os comunique de maneira clara. Ao invés de impor o que você está sentindo, pode expressar da seguinte maneira: quando você se atrasa eu me sinto desrespeitado. Assim, você expressa o que está sentindo e abre um canal de comunicação com a outra pessoa.
2 - Identificar sentimentos
É preciso se questionar e questionar o outro sobre as suas ações. Sendo assim, você pode estar buscando respeito por parte dos liderados. Porém, seu colaborador pode estar precisando de compreensão e acolhimento. Portanto, se questione, e questione o próximo, para que qualquer problema seja resolvido.
3 - Comunicar necessidades
Ao invés de dar ordens incisivas, você pode fazer pedidos objetivos e claros. Sendo assim, ao invés de demandar “não chegue mais atrasado”, você pode falar “gostaria que chegasse no horário para nossas próximas reuniões”. Você também pode se certificar que a pessoa entendeu o seu desejo, fazendo perguntas ao final.
4 - Pedir ao invés de mandar
Como aplicar o CNV no marketing?
Para aplicar o CNV no marketing é preciso observar os clientes e compreender suas necessidades, sem julgamento. Além disso, você deve entender os sentimentos que suas ações no marketing vão evocar nas pessoas. Tenha em mente que consumir não está apenas na compra de um produto.