Os links recíprocos são a troca de links entre sites com o objetivo de beneficiar o SEO e a autoridade da página de cada proprietário. No entanto, se essa troca não ocorrer de forma natural, talvez ela não seja uma boa ideia para o seu negócio. Isso porque esse recurso pode acabar sendo uma forma de convencer os consumidores de que existe um relacionamento entre as partes envolvidas, quando não é o caso. Dessa forma, para que os links recíprocos sejam parte de uma boa estratégia de Marketing Digital, é preciso que eles ocorram de maneira espontânea.

Quais os benefícios?

Se dentro de um post, alguns termos ou ideias direcionarem para um conteúdo que explique um determinado assunto, o seu leitor/cliente terá acesso a informações complementares que podem ajudá-lo a solucionar sua dor. Os links recíprocos geram maior confiança no seu conteúdo.

Melhoram a experiência do usuário

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Ou seja, novos usuários são atraídos para a sua página, alcançando mais leads e gerando mais clientes.

Aumentam o tráfego do site

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Por redirecionar o usuário para outras páginas, utilizar links recíprocos faz com que esses clientes em potencial confiem no seu site.

Geram autoridade de domínio

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E as desvantagens? 

Trocar links que gerem incômodo para os usuários, apenas para melhorar o SEO, sem nenhum relacionamento envolvido, vai contra as diretrizes documentadas do mecanismo de busca. Dessa forma, o seu site pode ser penalizado pelo Google. Por isso, não compre ou venda links.

Penalização do site pelo Google

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Quando você inclui vários links one-to-one em seu site, e o texto âncora de seus links não é relacionado ao seu conteúdo, você corre o risco de perder a confiança dos mecanismos de busca. Nesse sentido, tome cuidado com os links recíprocos mal posicionados.

Perca de confiança do site de busca

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Você pode perder a autoridade do seu site se os links para sites externos que você for usar não forem relevantes.

Diminuição da autoridade do site

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Evite vincular o seu site a um concorrente, pois é possível que essa ação não crie um link recíproco e ainda gere riscos aos seus planos de otimização.

Impulsionamento do seu concorrente

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Como usar os links corretamente?

O link recíproco precisa ter um encaixe natural para o seu site; ser relevante; e combinar com a sua estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, além de melhorar a experiência do seu cliente, ele aumentará o engajamento e o SEO.

Faça links para conteúdos relevantes

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Ou seja, forneça valor real com conteúdo de qualidade de outro site. Assim, evite focar apenas nos rankings de SEO e SERP.

O conteúdo deve agregar valor

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Para isso, utilize ferramentas como o Free Backlink Checker para localizar sites que devem ser priorizados. Através da análise será mais fácil definir quais os bons sites.

Analise as métricas do outro site

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Isto é, conecte-se com outra fonte sem esperar nada em troca. Escolher um link por seu conteúdo solidifica a parceria.

Construa relacionamentos autênticos

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Crie backlinks por meio de promoção de conteúdo e guest blogging, por exemplo. Isso pode, eventualmente, levar a links recíprocos.

Identifique como construir backlinks

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Em síntese, você raramente receberá um link recíproco de um site concorrente. Pelo contrário, você o levará a um ranking mais alto nos resultados de pesquisa.

Evite links para sites concorrentes

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Antes de concordar com links recíprocos, verifique se é algo que se encaixa naturalmente no seu negócio.

Avalie as solicitações de links

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