A previsão de vendas é uma técnica que avalia quantos negócios serão fechados em determinado período de tempo. A técnica também é conhecida como forecast de vendas ou projeção de vendas. Sendo assim, com essa avaliação interna e externa, é possível traçar novas estratégias para seu negócio. Qualquer empresa precisa de vendas para seguir. Dessa forma, não ter uma previsão de vendas pode ser um tiro no pé para os comerciantes. 

O que é previsão de vendas?

A previsão de vendas, também chamada de forecast de vendas e outras alcunhas, tem como objetivo estimar quantas vendas serão feitas em determinado período de tempo. Aqui se tenta prever quantos negócios serão concluídos, qual será o faturamento e outras informações.

Quais são as vantagens?

Uma das maiores vantagens é poder se planejar para o futuro. É importante que sempre se mantenha o ritmo dentro de uma empresa. Ou seja, é preciso fazer planejamentos em cima de planejamentos, para que seja possível crescer sempre. Além disso, é possível entender sua própria empresa nesse processo.

Como fazer a previsão de vendas?

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma previsão de vendas é juntar informações como: históricos de vendas, expectativa do mercado, funil de vendas, números dos vendedores e muito mais. Essas informações te darão uma ideia do que está por vir no futuro.

1 – Faça um levantamento

Com a seleção dos dados feita, chega a hora da análise. Assim, é possível estimar quanto cada vendedor conseguirá vender em dado tempo. Cada tipo de previsão preciso de um dado diferente, portanto, na fase da análise é importante decidir que tipo de previsão será feita.

2 – Analise os dados

Depois da análise, chega o momento de elaborar a previsão de vendas. Existem empresas que investem em planilhas, para indicar a cada vendedor onde ele está e aonde ele precisa chegar. Contudo, a planilha é um controle manual, portanto, passível de erros. O indicado é usar uma ferramenta de CRM.

3 – Elabore a previsão de vendas