As métricas de redes sociais são indicadores de desempenho. Elas são utilizadas para medir a eficácia das estratégias de uma empresa nas redes sociais. Através das métricas, também é possível calcular o retorno dos investimentos feitos, assim como analisar o impacto dos leads em cada um dos canais, e desenvolver um plano estratégico para novas campanhas. Dessa forma, para desenvolver um bom plano para as campanhas da sua empresa, é essencial que você saiba identificar quais são as principais métricas de cada rede social, e como analisá-las.

A ferramenta de análise é chamada de Facebook Insights. Para acessá-la, abra o seu perfil e clique na aba “informações”.

1 – Facebook

Onde encontrar as métricas?

Para acessar o Analytics do Twitter, basta clicar no seu perfil e, em seguida, escolher a opção “Estatísticas”.

2 – Twitter

O Instagram Insights ainda é básico, mas oferece algumas métricas mais específicas, como cliques no site. Para acessar basta ir no menu e acessar "Informações".

3 – Instagram

No Analytics do Linkedln, você pode ver a performance das publicações e também pode ver a demografia dos seus seguidores.

4 – Linkedln

Para acessar o Analytics, toque na sua foto de perfil. Em seguida clique em “Seu canal”. Depois, é só acessar “Estatísticas”.

5 – YouTube

Entre na sua conta business do Pinterest e toque no ícone de barra de gráfico no canto superior direito. Por fim, selecione Analytics.

6 – Pinterest

O alcance é uma métrica que precisa ser acompanhada diariamente. É aqui que você vê quantas pessoas seu conteúdo atinge.

1 – Alcance

Métricas essenciais para acompanhar

2 – Engajamento

Por sua vez, o engajamento é a métrica que mede a interação do público com o seu perfil.

A métrica de compartilhamento é essencial para acompanhar o desempenho da sua conta. Assim você pode acompanhar quantos posts foram compartilhados.

4 – Compartilhamento

Embora essa métrica não tenha tanta relevância, se comparada a anterior, é interessante analisá-la.

3 – Curtidas ou likes

Os comentários nas publicações são importantes instrumentos de medida relacionados com as interações.

6 – Comentários

Essa métrica pode te mostrar o quanto as pessoas gostaram do seu conteúdo. Se um usuário salvou a sua publicação quer dizer que o seu conteúdo é relevante.

5 – Salvamentos

O clique, conhecido também como CTR (Click Through Rate), indica a taxa de cliques obtidos em anúncios feitos em cada mídia.

8 – Clique

A taxa de conversão é uma métrica que mostra o total de visitantes que chegaram até o site da empresa a partir das mídias.

7 – Taxa de conversão

Analisar a quantidade de crescimento dos seguidores em sua página é importante para guiar as ações da sua empresa. Por fim, fique atento às métricas de vaidade. Números impressionam, mas não geram resultados verdadeiros para sua empresa. Faça a análise de métricas em redes sociais com o foco nas métricas corretas.

9 – Número de seguidores