As métricas de redes sociais são indicadores de desempenho. Elas são utilizadas para medir a eficácia das estratégias de uma empresa nas redes sociais. Através das métricas, também é possível calcular o retorno dos investimentos feitos, assim como analisar o impacto dos leads em cada um dos canais, e desenvolver um plano estratégico para novas campanhas. Dessa forma, para desenvolver um bom plano para as campanhas da sua empresa, é essencial que você saiba identificar quais são as principais métricas de cada rede social, e como analisá-las.
A ferramenta de análise é chamada de Facebook Insights. Para acessá-la, abra o seu perfil e clique na aba “informações”.
1 – Facebook
Onde encontrar as métricas?
Para acessar o Analytics do Twitter, basta clicar no seu perfil e, em seguida, escolher a opção “Estatísticas”.
2 – Twitter
O Instagram Insights ainda é básico, mas oferece algumas métricas mais específicas, como cliques no site. Para acessar basta ir no menu e acessar "Informações".
3 – Instagram
No Analytics do Linkedln, você pode ver a performance das publicações e também pode ver a demografia dos seus seguidores.
4 – Linkedln
Para acessar o Analytics, toque na sua foto de perfil. Em seguida clique em “Seu canal”. Depois, é só acessar “Estatísticas”.
5 – YouTube
Entre na sua conta business do Pinterest e toque no ícone de barra de gráfico no canto superior direito. Por fim, selecione Analytics.
6 – Pinterest
O alcance é uma métrica que precisa ser acompanhada diariamente. É aqui que você vê quantas pessoas seu conteúdo atinge.
1 – Alcance
Métricas essenciais para acompanhar
2 – Engajamento
Por sua vez, o engajamento é a métrica que mede a interação do público com o seu perfil.
A métrica de compartilhamento é essencial para acompanhar o desempenho da sua conta. Assim você pode acompanhar quantos posts foram compartilhados.
4 – Compartilhamento
Embora essa métrica não tenha tanta relevância, se comparada a anterior, é interessante analisá-la.
3 – Curtidas ou likes
Os comentários nas publicações são importantes instrumentos de medida relacionados com as interações.
6 – Comentários
Essa métrica pode te mostrar o quanto as pessoas gostaram do seu conteúdo. Se um usuário salvou a sua publicação quer dizer que o seu conteúdo é relevante.
5 – Salvamentos
O clique, conhecido também como CTR (Click Through Rate), indica a taxa de cliques obtidos em anúncios feitos em cada mídia.
8 – Clique
A taxa de conversão é uma métrica que mostra o total de visitantes que chegaram até o site da empresa a partir das mídias.
7 – Taxa de conversão
Analisar a quantidade de crescimento dos seguidores em sua página é importante para guiar as ações da sua empresa. Por fim, fique atento às métricas de vaidade. Números impressionam, mas não geram resultados verdadeiros para sua empresa. Faça a análise de métricas em redes sociais com o foco nas métricas corretas.
9 – Número de seguidores