Balanced scorecard, que traduzido para o português é “indicadores equilibrados“, é apontado como um modelo de gestão estratégica. Esse modelo nasceu para desmistificar a visão de que a empresa necessita focar apenas nos indicadores financeiros para obter sucesso. Sendo assim, o BSC auxilia a definir estratégias e planejar de forma mais abrangente.

O que é o balanced scorecard?

O balacend scorecard permite mensurar o progresso da empresa em relação às metas de longo prazo. Esse método percebe as métricas de negócios de forma balanceada e agrupadas em objetivos estratégicos. Além disso, as métricas de negócio também possuem uma relação de causa e efeito entre elas.

Para que serve o balanced scorecard?

Proporciona um entendimento claro dos objetivos de sua estratégia. Dessa forma, a empresa consegue definir as iniciativas e estratégicas que devem ser executadas. Esse método proporciona uma clareza dos macro-objetivos da empresa. Essa clareza auxilia a empresa na hora de focar naquilo que realmente trará resultados.

Como aplicar na sua empresa

É preciso traduzir a visão empresarial para uma estratégia adequada. Todo o processo de adequação deve ser feito com todos os colaboradores da empresa. Inicie deixando claro a visão e estabeleça um consenso entre os colaboradores. Em seguida, altere a visão para uma estratégia concreta.

 1. Traduzir a visão e estratégia 

É importante destacar a comunicação da equipe em relação ao plano de ação. Eduque os funcionários sobre a metodologia e o plano de ação.

2. Comunicar e vincular 

Agora, é preciso planejar os recursos necessários e traçar os objetivos. O controle do orçamento também auxilia no alcance do objetivo organizacional.

3. Planejar e fixar objetivos 

Essa etapa é fundamental para o crescimento e aprendizado da empresa. A aplicação de processos de feedbacks estratégicos para os colaboradores é algo indispensável.

4. Feedbacks

Perspectivas do balanced scorecard

Examina os impactos que as decisões estratégicas têm sobre as metas. Aliás, a empresa necessita ter objetivos financeiros a longo prazo.

1. Perspectiva financeira

Engloba o cenário da participação da empresa no mercado, além da satisfação dos clientes.

2. Perspectivas dos clientes

Detém como objetivo a qualidade interna. Ela leva em consideração os termos de inovação, operação e pós-venda. Pode ser vista nos indicadores de produtividade, custo e tempo de desenvolvimento.

3. Perspectiva dos processos internos

É levada em consideração a satisfação interna dos funcionários. Sendo assim, a empresa precisa avaliar e observar o engajamento, capacitação e satisfação dos colaboradores.

4. Perspectiva do aprendizado

Em síntese, existem vantagens para quem explora pela primeira vez alguma ideia disruptiva, e esse poder de monopólio sobre as inovações pode gerar aumento das vendas.

3 – Oferece exclusividade sobre a criação

Benefícios do balanced scorecard

Com o tempo, os benefícios da prática começarão a aparecer na sua empresa. Tais como:

1. Aperfeiçoamento contínuo

O balanced scorecard é uma ferramenta de otimização de desempenho que nunca fica ultrapassada. Aliás, o mapa do método pode ser alterado conforme a necessidade da empresa.

O balanced scorecard propicia uma visão simples e clara dos elementos importantes para o crescimento da empresa.

2. Visão simplificada e intuitiva

O balanced scorecard agrega pontos como a relação com os clientes e mercado. Além disso, ele leva em consideração o relacionamento interno com os colaboradores.

3. Integração entre indicadores