Na story anterior nós aprendemos um pouco sobre o growth hacking, certo? Tendo isso em vista, hoje nós vamos falar sobre o growth marketing, outra estratégia que pode ser a solução que a sua empresa precisa para alavancar seus negócios. Growth marketing, ou marketing de crescimento, assim como o growth hacking, é uma nova forma de pensar.

O growth marketing, é mais do que uma metodologia, é um conjunto de ideias. Isto é, ideias com o objetivo de gerar estratégias eficazes para a sua empresa. No entanto, diferentemente do growth hacking, o growth marketing não foca muito em experimentação. O foco aqui é no crescimento ágil e na retenção de clientes.

O que é growth marketing?

O marketing tradicional atua em cima de práticas já usadas no mercado, então, usa apenas os canais de marketing mais tradicionais, como a TV e o rádio. Já o growth marketing atua em cima de hipóteses. Assim, o objetivo principal do growth marketing é gerar crescimento exponencial, ou seja, é mais inovador.

GM vs marketing tradicional

Para adotar o growth marketing na sua empresa, alguns passos são fundamentais: Definir o público-alvo; Conhecer os clientes em potencial; Determinar quais plataformas são as mais adequadas para o seu negócio; Experimentar diferentes tipos de conteúdo para definir qual funciona melhor; Analisar os dados e testar os resultados.

Como implementar o GM?

O funil de vendas tradicional é composto por topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Já o funil pirata funciona de forma diferente. As fases se dividem em aquisição, ativação, retenção, receita e indicação. Assim, ao contrário do funil tradicional, o funil pirata do growth marketing tem a finalidade de manter os usuários ativos.

O funil pirata do growth marketing

Ferramentas do growth marketing

1

Google Analytics

Essa ferramenta é fundamental para entender o comportamento dos seus usuários. Ela fornece informações como taxas de conversão e origens dos visitantes. Desse modo, é possível entender o funcionamento do seu negócio, e com isso, fazer as melhorias necessárias.

2

Google Tag Manager

O Google Tag Manager permite que você monitore informações de diversas páginas de forma prática. Isso acontece porque ele automatiza e gerencia a colocação de tags de acompanhamento de seu site. Assim, você tem maior controle sobre o seu negócio e consegue determinar com precisão os conteúdos que farão sucesso.

3

Hotjar

O Hotjar possibilita o acompanhamento de todo o caminho que os visitantes do seu site percorrem. Nesse sentido, ele aponta os pontos fortes e fracos do site. A ferramenta também permite a realização de pesquisas com os usuários.