Digital Branding é o conjunto de estratégias que transfere o conceito e as práticas de branding para o meio digital.
Nesse sentido, o seu objetivo é fazer com que a empresa tenha uma identidade e presença no universo online, para que, assim, ela se torne uma marca relevante, consistente e que venda cada vez mais.
De modo geral, as redes sociais são os elementos mais importantes nessa estratégia.
Contudo, é importante ressaltar a relevância de aspectos como otimização do site; criação de conteúdo para blog; email marketing e outras ferramentas digitais.
Levando isso em consideração, é preciso fazer uma boa pesquisa de público e mercado para identificar quais estratégias fazem mais sentido para a sua empresa.
Tenha sempre em mente que um bom digital branding não significa estar em toda a internet ao mesmo tempo, mas onde e quando interações positivas podem surgir para criar relações com o cliente.
Por fim, antes de começar o seu planejamento, é importante que você conheça algumas ferramentas de otimização do Google.
Isso porque o SEO é algo que precisa ser mensurado na sua estratégia.
Qual é a diferença entre Digital Branding; Branding; e Marketing Digital?
Em síntese, branding é uma estratégia de gestão focada em construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
Por meio da gestão da marca, o branding emite valores para que ela possa se colocar no mundo.
Por sua vez, o digital branding transfere esses propósitos para o cenário digital, que se baseia em tecnologias, plataformas e ferramentas.
Nesse sentido, ele parte da gestão da marca de acordo com a expansão da conectividade.
Por fim, o marketing digital é o que você faz online em suas ações, enquanto o digital branding mostra quem sua marca é pela sua personalidade, valores e posicionamento.
Dicas de como iniciar o seu planejamento de digital branding
1 – Pesquise
Em síntese, é preciso uma boa pesquisa para entender o lugar do seu produto ou serviço no mercado, além do público potencial.
2 – Defina os objetivos
Determine objetivos e tarefas para alcançar esses objetivos.
3 – Determine a sua persona
Além de determinar a persona, defina a sua identidade de marca e tom de voz para atuar em inúmeras frentes.
4 – Desenvolva um plano de ação para o digital branding
Isto é, os caminhos a seguir a partir do que se deseja conquistar.
Para isso, leve em consideração os possíveis investimentos de dinheiro e tempo na construção de marca.
Dentro desse planejamento, também se lembre de escolher as ferramentas certas.
5 – Monitore os resultados
Quando começar a finalmente executar todas essas ideias, preste atenção aos resultados.
Ou seja, fique de olho nos relatórios de métricas e análises.
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Fontes: Instituto Qualibest; Rock Content