O SEO para pesquisa por voz é muito útil para oferecer a melhor experiência possível ao usuário. A pesquisa por voz nada mais é que uma forma de fazer pesquisas online. Você já deve até conhecer a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, que são famosas por serem assistentes para pesquisas online.

O que é e como funciona?

A pesquisa por voz foi disponibilizada inicialmente pelo Google em 2013. Atualmente, é bastante popular. Ao invés de digitar o que você está procurando, você fala no microfone do aparelho. É mais usada em celulares, tablets e notebooks. Além de otimizar a vida de todos, também ajuda pessoas com algum tipo de deficiência.

Qual é a importância para o SEO?

O SEO para pesquisa por voz se mostra importante, já que o objetivo de ambas as funções é otimizar a experiência do usuário. Porém, é natural que o SEO precise de algumas adequações para abraçar essa função. Por ser um conjunto de técnicas de otimização de textos, o SEO deve se aprimorar para sair da mecanização e se tornar mais humanizado.

Como otimizar os conteúdos?

Não existe uma maneira de otimizar o SEO para a pesquisa por voz, especificamente. Contudo, podemos acompanhar o comportamento de quem usa a pesquisa por voz e, assim, trabalhar estratégias para otimizar o SEO. Vamos ver algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

1 - Responda às perguntas

Quando os usuários usam a pesquisa por voz eles geralmente fazem perguntas. Por exemplo: “Por que o céu é azul?” “Como uma ponte é construída?”. Seja direto ao responder questões em sua página. Além disso, você pode pensar em palavras-chave que comecem com “o quê”, “como”, “quando”, “onde” e "por quê”.

2 - Use palavras-chave mais longas

O que isso significa? Que a palavra-chave tem mais palavras que o comum. É importante usar palavras-chave de cauda longa já que as pessoas que fazem a pesquisa por voz costumam formular perguntas ao Google. Sendo assim, são várias palavras de uma vez.

3 - Otimize os featured snippets

Os featured snippets são aqueles resumos que aparecem logo abaixo dos títulos das matérias quando você pesquisa algo no Google. Ou seja, para otimizar o seu SEO para pesquisa por voz, você pode passar parte da informação diretamente no snippet.

4 - Utilize linguagem mais simples

Muitas vezes o usuário tem uma “conversa” com o Google. Ou seja, usa termos do dia-a-dia e palavras mais simples. Busque sempre escrever de forma simples e objetiva, sem recorrer à palavras muito difíceis.

5 - Crie um Google Meu Negócio

Se você tem uma empresa com um endereço físico é importante que você se cadastre no Google Meu Negócio. Muitas vezes, os usuários estão em movimento quando fazem uma pesquisa por voz. Sendo assim, caso você tenha feito seu cadastro, aparecerá nas pesquisas do usuário.