Links internos são os links presentes em seu site que têm como destino artigos que também fazem parte da sua página. Esses links são fatores muito importantes para otimização de SEO on page, pois eles otimizam a estrutura interna do site sem influência externa. Nesse sentido, eles ajudam no fortalecimento e autoridade da página para a qual se está linkando.
Qual é a importância?
A criação de links internos melhora expressivamente o peso do seu domínio para o algoritmo do Google. Além disso, ela é uma estratégia simples, sendo uma forma direta de passar valor de páginas mais importantes para páginas que ainda não tem a mesma força.
Arquitetura e hierarquia do site
Existem diversas formas de montar a arquitetura de um site. Para descobrir qual é a melhor, é necessário olhar para o próprio negócio. Contudo, existe uma forma básica de organizar todas as informações e utilizar como modelo para construção do site como um todo.
Arquitetura e hierarquia do site
Para isso, deve-se adotar uma estrutura e organização de indicação de páginas para cima e para baixo, pensando em uma estrutura de pirâmide. Nessa estrutura, a home page é o topo mais alto e as páginas de conteúdo, as mais baixas.
7 dicas para criar links internos
Diz que nenhum conteúdo da sua página deve estar a mais de 3 cliques de distância para um usuário, desde a home page até o conteúdo. Quando for a hora de pensar na estrutura e hierarquia do seu site, tente manter todos os conteúdos acessíveis com menos cliques possíveis.
1 – Teoria dos 3 cliques de distância
Ter uma lista de posts relacionados no fim de cada post novo do seu site é capaz de aumentar o número de páginas visitadas e o tempo de permanência no site.
2 – Posts relacionados ou mais populares
Utilize âncoras naturais, com contexto no parágrafo em que ele for colocado; e certifique-se de que a página alvo possui o mesmo conceito que foi dito no conteúdo.
3 – Texto âncora relevante
Para não esquecer os conteúdos que já foram produzidos, é recomendável que se crie um documento para mapear os artigos que você tem sobre os principais tópicos.
4 – Documento com os principais links
Além de passarem autoridade para outros sites relevantes, eles aumentam as referências para o seu visitante e também são “bem vistos” aos olhos do Google.
5 – Links externos
Ter uma página com muitos links diz para o Google que o seu critério de recomendação talvez não seja tão confiável. Equilibre a distribuição de links internos.
6 – Distribuição de links em cada página
Use a navegação para linkar suas páginas mais importantes. Links contidos nessas seções são entendidos como mais importantes pelo Google.
7 – Páginas mais importantes