Metas SMART é uma metodologia que estabelece critérios para definir objetivos e metas de uma empresa. A sua sigla é composta por cinco fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
O que são e para que servem?
Metas SMART é um método para estabelecer objetivos claros e específicos para o que se deseja atingir. Elas se configuram como uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade dos colaboradores, melhorar as estratégias e alinhar com os objetivos para elevar os resultados organizacionais.
O que significa a sigla SMART?
Para definir uma meta como específica, é preciso responder a algumas perguntas, como: “o que alcançar com essa meta?”; “quem são os responsáveis por ela?”. Nesse caso, você pode utilizar respostas como: “quero aumentar meu lucro em 15%”; “os responsáveis pela meta é a equipe de vendas”.
1 – S = Específica (Specific)
É crucial que a meta seja mensurável e avaliada a partir de KPI’s. Nesse caso, as perguntas a responder são: “qual resultado se espera?”; “em quanto tempo é possível alcançá-lo?”. Como resposta, podemos ter: “o resultado esperado é de um aumento de 15% das vendas físicas”.
2 – M = Mensurável (Measurable)
Se uma meta não for alcançável, ela não é inteligente. Essa etapa é fundamental, pois influencia de forma direta na motivação dos colaboradores e pode gerar uma frustração se não conseguir ser atingida. Uma das questões a se responder pode ser: “com base no histórico e com ponto de vista financeiro, a meta é possível de se realizar?”.
3 – A = Atingível (Attainable)
Cada meta deve ser relevante e ter um responsável para alcançá-la. Nesse sentido, toda meta deve causar um impacto sobre os negócios.
4 – R = Relevante (Relevant)
Ao utilizar o método SMART, é necessário informar sobre o período que será executado as ações de todas as metas.
5 – T = Temporal (Time based)
Vantagens de aplicação
Quando a equipe conhece os motivos para alcançar uma meta, eles se movimentam para alcançá-la. Vale destacar que um dos maiores fatores para manter uma equipe produtiva é por meio de avaliações realizadas a partir das metas inteligentes.
1 – Aumento da produtividade
As metas SMART evitam que toda a empresa permaneça focada em apenas uma atividade.
2 – Garantia de foco
Uma vez que o gestor conta com dados concretos relacionados ao desempenho do seu time em função do objetivo proposto, fica mais fácil para ele aplicar feedbacks.
3 – Maior facilidade para dar feedbacks