Nesse mundo de marketing digital um dos pontos mais importantes é o lead, que nada mais é que um clientes em potencial. Sendo assim, existem diversas técnicas para qualificar e angariar esses leads. Uma delas, que é a nossa protagonista de hoje, é a lead scoring, que ajuda a identificar aqueles que estão mais preparados para a compra, através de um sistema de pontuação. Então, vamos lá?
O que é lead scoring?
O lead scoring é uma técnica de classificação de leads através de um sistema de pontuação. Portanto, esses pontos servem para te mostrar quem está pronto ou não para a compra. Assim que um lead receber uma alta pontuação, ele será transferido para a equipe de vendas, que tentará fechar negócio com aquele lead.
A pontuação dos leads é feita de acordo com o perfil de cada um e como eles se comportaram através da jornada de compras. Sendo assim, aquele lead com o perfil que mais se aproximar da sua persona estabelecida, será o lead com a maior pontuação. Suas ações também contam pontos na classificação.
Como funciona?
Para começar você deve analisar o seu banco de dados de leads e encontrar o denominador comum que fez com que eles fechassem negócio com sua empresa. Depois, deve procurar entender os atributos daqueles que não se tornaram clientes. Assim, você saberá que nota atribuir aos seus leads no futuro.
Como fazer na prática?
Após juntar os dados desses leads e lhe atribuir as notas, você pode tomar algumas decisões em relação aos leads. Caso ele tenha uma nota muito baixa, ou seja, tem um perfil ruim e com pouco interesse, você não deve direcionar nenhum esforço para esse lead, já que as chances de fechar negócio são quase nulas.
O que fazer depois de ter as notas?