Digital Branding é o conjunto de estratégias que transfere o conceito e as práticas de branding para o meio digital. O seu objetivo é fazer com que a empresa tenha uma identidade e presença no universo online, para que, assim, ela se torne uma marca relevante, consistente e que venda cada vez mais. As redes sociais são os elementos mais importantes nessa estratégia. Contudo, é importante ressaltar a relevância de aspectos como otimização do site; criação de conteúdo para blog; email marketing e outras ferramentas digitais.

Diferenças entre Digital Branding; Branding; e Marketing Digital

Branding é uma estratégia de gestão focada em construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações. Por meio da gestão da marca, o branding emite valores para que ela possa se colocar no mundo.

Diferenças entre Digital Branding; Branding; e Marketing Digital

Por sua vez, o digital branding transfere esses propósitos para o cenário digital, que se baseia em tecnologias, plataformas e ferramentas. Nesse sentido, ele parte da gestão da marca de acordo com a expansão da conectividade.

Diferenças entre Digital Branding; Branding; e Marketing Digital

Por fim, o marketing digital é o que você faz online em suas ações, enquanto o digital branding mostra quem sua marca é pela sua personalidade, valores e posicionamento.

Como iniciar o seu digital branding

É preciso uma boa pesquisa para entender o lugar do seu produto ou serviço no mercado, além do público potencial.

1 – Pesquise

Determine objetivos e tarefas para alcançar esses objetivos.

2 – Defina os objetivos

Além de determinar a persona, defina a sua identidade de marca e tom de voz para atuar em inúmeras frentes.

3 – Determine a sua persona

Leve em consideração os possíveis investimentos de dinheiro e tempo na construção de marca. Dentro desse planejamento, também se lembre de escolher as ferramentas certas.

4 – Desenvolva um plano de ação

Quando começar a finalmente executar todas essas ideias, preste atenção aos resultados. Ou seja, fique de olho nos relatórios de métricas e análises.

5 – Monitore os resultados