O naming nada mais é do que o processo de criar um nome para uma marca com o objetivo de diferenciá-la das demais. A seleção do nome é o primeiro passo em ações de branding. Levando em consideração que todo nome gera no usuário um retrato mental, é preciso escolher, nesse processo, uma imagem e um som que atribuam caraterísticas concretas à marca. O impacto de um bom nome pode influenciar nos resultados diretos de um negócio.

Qual é a importância do naming?

Permite discernir quais são os diferenciais que fazem uma marca ser original diante da concorrência. Assim, é possível reduzir a margem de erro da forma como um projeto é percebido pelos consumidores ao chegar ao mercado.

9 passos para criar o nome perfeito

O nome da sua marca precisa causar impacto. Ele precisa ser único, diferente dos demais. Não tenha medo de ser criativo.

1 – Procure por um nome chamativo

Use nomes curtos. Ele precisa expressar a ideia com poucas e adequadas palavras para que seja mais fácil de lembrar. Por exemplo, Nike; Apple; Sony; Dell etc.

2 – Seja conciso no naming

Leve em consideração como o seu público-alvo pensa. Só assim é possível que eles se identifiquem e consequentemente se tornem leads.

3 – Opte por um nome fácil de escrever

É fundamental que a marca tenha um nome agradável. A audição proporciona benefícios como: confiança mútua; calma; limita os erros.

4 – Se atente à agradabilidade do som

Estude o seu mercado; compreenda o cliente; e esteja presente em diversos canais. Aplique de forma efetiva todas as fases anteriores.

4 – Otimize a jornada do consumidor

Procure por um nome que transmita a mensagem que a sua marca quer passar. Contudo, tente não dizer tudo o que ela vai fazer.

5 – Transmita a mensagem da sua marca

As pessoas precisam ter o nome da sua marca na memória e o associar ao seu valor.

6 – Escolha um nome fácil de lembrar

Se afastar do tradicional é uma boa técnica para que o nome da sua marca conquiste seu objetivo. Se mantenha atualizado a respeito dos nomes das novas empresas ou projetos.

7 – Tente inovar

Os acrônimos são as iniciais de uma série de palavras que formam uma nova, assim, será mais simples transmitir uma ideia mais completa, de forma mais resumida.

8 – Pense em usar acrônimos

Buscar palavras em outro idioma aumenta ainda mais o arcabouço de palavras possíveis. Você pode utilizar ferramentas de tradução para escutar como se pronuncia.

9 – Use referências de outras línguas