O que você sabe sobre o marketing da Samsung? A Samsung Electronics é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, fundada em 1969, na Coreia do Sul. Hoje em dia, no entanto, a marca está presente em mais de 80 países, com valor estimado em US$ 87,7 bilhões, ficando então em quinto lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking das marcas mais valiosas do mundo divulgado pela consultoria Interbrand.A seguir, vamos então conhecer mais sobre as estratégias de marketing da empresa.
1. Investimento em inovação
A Samsung investe pesado em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, o que a tornou uma das empresas mais inovadoras do mundo. Por isso está sempre à frente da concorrência e lança produtos que atendem as necessidades dos consumidores.
2. Propaganda e posicionamento
A empresa vai fundo na publicidade para promover seus produtos e fortalecer sua imagem de marca. Portanto ela também adota um posicionamento competitivo, mostrando-se superior à concorrência em termos de qualidade e inovação.
3. Estratégia de marketing criativa
A gigante coreana tem uma estratégia de marketing que começa desde o brainstorming e vai até o produto final. Nesse caso, ajuda a garantir que o item atenda às necessidades dos consumidores e que sua mensagem seja clara e coerente.
4. Foco em chips de memória
A Samsung se concentrou intensamente em seu negócio de chips de memória, que se estabeleceu como uma importante fonte de receita e a tornou a maior fabricante de componentes do mundo. Desse modo, a empresa não apenas investe em inovação de produtos, mas também em processos e estratégias de negócios.
5. Lançamento de produtos em larga escala
Ela costuma propagar criações em larga escala, investindo em marketing para promover esses lançamentos. Isso ajuda a criar um grande buzz em torno dos produtos, aumentando sua visibilidade e atraindo então a atenção dos consumidores.
6. Foco no design dos produtos
A Samsung também se concentra no design de seus produtos, tornando-os atraentes e elegantes. Dessa forma, ajuda a diferenciá-los da concorrência e a atrair consumidores que valorizam o design e a estética das suas aquisições.
7. Publicidade
Investe milhões de dólares em campanhas publicitárias em todo o mundo, usando celebridades, patrocínios de eventos e outras táticas para atrair a atenção do público, como disponibilizar seus lançamentos mais recentes para reviews em grandes canais de tecnologia e entretenimento.
8. Redes sociais
A Samsung tem uma forte presença nas redes sociais, onde ela pode interagir com seus clientes e ouvir seus feedbacks.
9. Serviços pós-venda
A Samsung oferece ainda serviços pós-venda excepcionais, como garantia estendida, suporte técnico e serviços de reparo para manter seus clientes satisfeitos.
10. Responsabilidade social corporativa
A Samsung tem também iniciativas como a “Samsung Hope for Children”, que apoia causas sociais em todo o planeta, garantindo e melhorando o acesso de milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a recursos importantes.