Você provavelmente já ouviu falar do Marketing de Afiliados, um termo que vem crescendo cada dia mais dentro da internet, não é mesmo? Principalmente se você possui um site e está pensando em expandi-lo. Mas, como essa tática funciona? Neste story você vai entender o que é Marketing de Afiliados; os benefícios do Marketing de Afiliados; os tipos de Marketing de Afiliados; como utilizar o Marketing de Afiliados.
O que é Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados nada mais é que uma estratégia de divulgação na internet através dos integrantes associados a uma empresa ou marca. Estes integrantes são conhecidos como afiliados. Por exemplo, se uma empresa lança um produto, pode entrar em contato com influenciadores para que eles o divulguem.
O afiliado serve para ajudar o produtor, ele é quem divulga os produtos. Além disso, não fica preso a apenas um tipo de produto, a pessoa pode trabalhar com vários tipos diferentes. Sendo assim, o importante é que o objetivo seja cumprido, a venda. Feito isso, o divulgador ganhará o combinado.
Benefícios do MA
1
Afiliado no Marketing de Afiliados
Se uma empresa utiliza o marketing de afiliados para divulgar um produto, o seu benefício será ganhar leads e aumentar suas vendas com a ajuda dos afiliados.
2
Produtor no Marketing de Afiliados
O principal benefício é poder aproveitar um produto de qualidade e que realmente o ajudaria no que estava procurando.
3
Cliente no Marketing de Afiliados
Esta tática foi criada no início dos anos 2000, juntamente com o Google Adwords. Ele funciona, como o nome já diz, por cliques. O afiliado recebe um material, como banners e links, e a cada clique que um cliente dá, o afiliado recebe uma quantia determinada previamente.
Tipos de Marketing de Afiliados
1
Custo por clique
Nesse caso o afiliado só consegue receber depois que o cliente faz certas ações, como fechar um contrato ou se cadastrar.
2
Custo por ação
Funciona após o afiliado conseguir mil impressões ou cliques. Depois desse marco, ele receberá uma quantia fixa por cada mil impressões.
3
Custo por mil impressões
Neste caso, o afiliado só recebe se conseguir realizar uma venda específica. Geralmente, ele ganha uma porcentagem do valor.
Receber leads é de extrema importância para o marketing digital. Por isso, o afiliado só recebe sua parte do acordo se conseguir captar um lead válido para o produtor.
5
Custo por lead válido
4
Custo por venda
Assim como na opção anterior, o afiliado ganha um valor fixo para captar clientes e fazer com que esse preencha um formulário com informações valiosas.
6
Custo por formulário
Esta é a melhor tática para quem produz aplicativos. Nele, o afiliado ganha depois de conseguir que uma pessoa baixe o app.
7
Custo por instalação
Como utilizar o MA?
A melhor forma de utilizar o marketing de afiliados é através de plataformas como: blogs; sites; redes sociais; aplicativos; e-mail marketing. Além disso, existem programas especializados neste tipo de serviço, tanto para quem é produtor como para quem deseja ser um afiliado. Vamos conhecer as ferramentas mais utilizadas? Bora lá!
Uma das maiores plataformas da área, com mais de 1,3 milhão de usuários.
1
Hotmart
Criada em 2008, tem como objetivo demonstrar o verdadeiro valor de um produto, já que o cliente só vai pagar quando o produto comprado mostrar algum resultado.
2
Afilio
Seu foco é em produtos digitais e disponibiliza ferramentas para os afiliados e produtores, todavia ainda não é tão popular quanto as outras plataformas.
Ótima para maior conversão de afiliados, pois possui integração com o Google Analytics.
4
Monetizze
3
Eduzz