A princípio, o lead é um cliente em potencial. Ele já demonstrou afinidade por sua marca porque forneceu suas informações. Ou seja, você já tem seus dados, já que enviou informações, conteúdos de valor, promoções e lançamentos de novidades. Neste sentido, o lead representa o primeiro passo em relação à venda de produtos ou serviços. Portanto, neste texto você vai conhecer as principais características dos leads.

A princípio, os leads são pessoas que deixaram suas informações pessoais e profissionais, como e-mails e telefones em troca de alguma vantagem. Ou seja, estas vantagens podem ser conteúdos informativos, promoções especiais, sorteios e outras atrações.

O que são leads?

Os leads são a pedra fundamental do marketing digital. A partir das informações destes usuários, é possível usar análise de métricas e calcular o nível de engajamento destes potenciais clientes. Neste sentido, você terá dados suficientes para saber em que etapa no funil de vendas está este cliente.

Como gerar os leads?

Leads e Inbound Marketing

Os clientes são caracterizados por pessoas interessadas em estabelecer um tipo de negócio no presente momento ou futuramente. A propósito, é importante salientar que essa estratégia evita desperdício de tempo em tentativas voltadas para públicos que não demonstram interesse.

Leads e landing pages

Um dos principais fatores para a geração de leads é criação de uma landing page otimizada. Em primeiro lugar, é importante criar uma oferta clara e que vá direto ao ponto. Assim, o cliente terá mais clareza e, com ela, irá adquirir mais segurança em relação ao seu site.

A  captação de leads vai além de obter os dados deste potencial cliente. Assim, esta estratégia é focada nas necessidades do cliente, o que ele busca.

Jornada de compra

- Quantas vezes ele clicou em certo link; - Quanto tempo permaneceu e determinado conteúdos; - Quantos e-mails foram lidos.

A princípio as estratégias de Inbound Marketing começam com a definição da persona. A partir do conhecimento da persona, a empresa irá investir em estratégias de produção de conteúdo. Portanto, são conteúdos relevantes e ricos, pois a empresa já conhece bem o seu público.

Guia e nutrição de leads