O Explorar do Instagram é, talvez, uma das abas mais utilizadas da plataforma. É através dele que os usuários recebem conteúdos de seu interesse. E também onde podem encontrar novos perfis para acompanhar. Por conta disso, lembrar de explorar o espaço em suas estratégias de marketing pode ser um grande diferencial para sua marca. Enquanto no feed principal vemos os conteúdos dos perfis que seguimos, no Explorar do Instagram temos contatos com perfis que ainda não acompanhamos. O algoritmo identifica conteúdos parecidos e os exibe com base no seu interesse. 

Todo tipo de post pode aparecer na aba, seja ele foto ou vídeo. Atualmente, o Reels tem um espaço garantido no Explorar, pois é interessante para a plataforma esse tipo de conteúdo. O algoritmo visa a novidade. Assim, ele analisa os posts que você salvou, curtiu, comentou e procura encontrar o que existe de comum, e novo, entre todos eles.

Qual conteúdo aparece no Explorar?

O Instagram busca prender a atenção dos usuários. Por isso, conteúdos que estão bombando ou virais são entendidos como interesse comum para todos. Dessa forma, quantidade de interações, comentários e curtidas são pontos relevantes para que um post seja ou não exibido no Explorar.

O que o algoritmo verifica

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Popularidade

O Explorar busca perfis que o usuário não conhece. Mas, caso você interaja muito com uma conta tenha perdido um post, o algoritmo exibirá esse conteúdo também.

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Sua interação com o perfil que postou

Os posts com interações de seus amigos também aparecerão no seu Explorar.

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O que seus amigos estão consumindo

O Instagram não exibe em seu Explorar conteúdos considerados sensíveis. Possíveis fake news, posts de tabaco ou bebidas alcóolicas não são levados para a aba. Assim, ele preserva a melhor experiência de usuário possível para todos.

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Conteúdo sensível

Dicas para aparecer no Explorar

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Use o Reels

Como falamos, o Instagram atualmente está dando prioridade para conteúdo no formato Reels. Isso significa que seus vídeos serão entregues para novos perfis que ainda não te seguem.

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Publique em bons horários

Conhecer os hábitos dos seus seguidores pode te ajudar com o engajamento. Saber o horário em que eles estão mais ativos pode ajudar seu post a ter mais interações.

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Use Hashtags

O algoritmo do Explorar também leva as hashtags em consideração na hora de exibir um conteúdo.

Para que um perfil cresça na plataforma, ele precisa estar listado como comercial. O algoritmo valoriza esse tipo de conta.

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Tenha um perfil comercial

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Use geolocalização

Quando um usuário busca por um determinado local no Instagram, todas as publicações feitas naquela localização irão aparecer para ele.

Não se esqueça das chamadas para ação. Pode parecer exagero, mas pedir para que os usuários interajam com seu conteúdo realmente funciona. Então, sempre se lembre de pedir likes ou comentários nas suas legendas. Assim, quanto mais interações, maiores são as chances de seu conteúdo se tornar um viral.

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Utilize CTA’s em seus posts

Estar atento aos virais da semana é uma boa forma de conseguir mais engajamento para seu conteúdo.

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Surfe na onda

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Trabalhe com influencers

Marketing de influência é um dos pilares da comunicação digital. Invista em divulgar sua marca ou perfil através de parcerias ou propagandas.