Um teaser nada mais é do que uma prévia para algum lançamento de conteúdo audiovisual. O seu objetivo é gerar expectativa e atrair o público para o produto final. O termo vem da palavra inglesa tease, que significa “provocar”, e essa é uma das suas principais intenções. Ele apresenta elementos-chave que despertam a curiosidade das pessoas em relação ao que é anunciado, sendo também uma poderosa ferramenta de divulgação. De forma geral, o teaser é uma estratégia que garante o engajamento que vai direcionar o público ao consumo.
Importância do teaser em estratégias
O público gosta de ser parte do conteúdo, e o teaser estimula muito bem essa interação ao se apresentar como um elemento capaz de causar inquietação e despertar curiosidade.
1 – Estimula o engajamento do público
A era digital criou um senso de urgência muito grande, e o teaser entrou nesse cenário como uma ótima ferramenta para despertar esse desejo urgente de consumo.
2 – Gera expectativa antecipada
Quando divulgado no site institucional, nas redes sociais ou até mesmo em um hotsite, o teaser traz o público para um ambiente de controle e divulgação.
3 – Atrai visitantes
Quando usar o teaser?
Ele pode ser dedicado a gerar expectativa ou dar pistas sobre um novo produto ou serviço que está prestes a ser lançado.
1 – Lançamento de serviços ou produtos
O teaser pode trazer alguns takes do que já foi gravado ou uma apresentação de alguém falando de maneira resumida o que o público pode esperar dos conteúdos.
2 – Divulgação de um canal na internet
Nesse contexto, os teasers são feitos com o objetivo de gerar expectativa para as próximas ações.
3 – Antecipar campanhas publicitárias
Os teasers de obras audiovisuais, seja filmes, músicas ou videoclipes, são os mais conhecidos. Nesses casos, os vídeos são o principal formato.
4 – Divulgação de obras audiovisuais
Como fazer um teaser e divulgá-lo?
A inovação é sempre algo que agrega valor ao conteúdo. Use a criatividade para chamar atenção.
1 – Seja criativo
O design e a produção audiovisual, dependendo do formato, precisam ser impecáveis.
2 – Capriche na produção
Em definição, a duração do teaser deve ser curta – para funcionar como isca.
3 – Fique de olho no tempo
Dê informações sobre o lançamento do produto final.
4 – Inclua informações
Mas, não exagere, cuidado com os spoilers.
5 – Antecipe detalhes
Se possível, faça mais de uma versão e divulgue-as em diferentes períodos.
6 – Faça mais de uma versão
Divulgue o teaser em todas as mídias sociais da marca e o coloque em plataformas como o YouTube.
7 – Explore as plataformas
Dê espaço para comentários e interaja com o público.
8 – Estimule as interações
divulgue o teaser em uma estratégia de email marketing, especialmente se for um produto.
9 – Use o email marketing