SEO off page é uma estratégia de otimização dos mecanismos de busca aplicada fora das páginas. Ou seja, são as ações que você fará externas ao seu site, mas que irão melhorar os resultados orgânicos do seu domínio. Dessa forma, a intenção é mostrar como outras páginas da web veem o seu site. Por exemplo, quando um site compartilha algum conteúdo, isso significa que aquele material é de qualidade, porque as pessoas só referenciam aquilo que agrega valor para elas. O site referenciado acaba sendo bem visto pelo algoritmo, pois ele conclui que a página é relevante e confiável.

O Google percebe a relação entre as páginas por meio dos links. Nesse sentido, se ele considera que um site é popular e esse site tem links para outras páginas, ele também transmite valor para elas – processo chamado de link juice. Ou seja, quanto mais backlinks existirem para o seu site, maior será a qualidade de link juice.

Por que fazer o SEO off page?

Embora as duas estratégias sejam de otimização, a diferença entre elas está nos seus objetivos. O SEO on page tem o objetivo de otimizar os recursos dentro da página, focando no conteúdo e na estrutura do site. Por sua vez, o SEO off page tem o objetivo de construir um relacionamento com outros sites do mercado.

Qual a diferença entre SEO off e on?

Desde que não haja manipulação do SEO off page, quanto mais links uma página recebe, mais relevante ela será.

Popularidade

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Fatores de rankeamento do off page

Ser referenciado por pessoas diferentes mostra que você conquistou a confiança de vários usuários e isso tem muita relevância.

Diversidade

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Uma rede de links dentro de um mesmo tema é muito bem visto pelo Google. Nesse sentido, links fora do contexto não têm tanto valor.

Contexto

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O texto-âncora é aquele texto em que o usuário clica para acessar o link. Ele precisa ter relação com a página de destino.

Texto-âncora

4

Esse fator de rankeamento envolve coisas como idade do domínio e qualidade do conteúdo. Para o algoritmo, sites confiáveis ajudam a construir uma web mais segura.

Confiabilidade

5

Mesmo sem links, as menções ao seu site, ou marcação em outras páginas, contam para o rankeamento.

Menções

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Isto é, otimize o seu site para que, assim, ele possa ser citado por outras páginas. Se não estiver bom, ele não será citado.

Aplique estratégias de SEO on page

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Como aplicar no meu site?

Produzir conteúdos de qualidade aumenta as chances do seu site de receber links naturais.

Crie conteúdos de qualidade

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Você pode produzir um artigo para um site parceiro como convidado, agregando valor para ele. Priorize parceiros da sua área.

Faça parcerias

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Ou seja, aplique o Redirecionamento 301. Assim, qualquer visitante que acessar uma página que você não deseja será levado a outro local.

Aplique redirecionamento

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Não aceite backlinks de sites que não são confiáveis. Para isso, o Google Search Console pode te ajudar.

Backlinks de sites não confiáveis

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Promover os seus conteúdos em diferentes canais ajuda a aumentar o tráfego e a visibilidade das páginas. Porém, divulgar através dessas redes não faz link juice.

Promova seu conteúdo

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