O topo de funil é a fase da descoberta, onde os visitantes de um site estão descobrindo suas possibilidades. Essa pode ser considerada a fase da conscientização, pois se trata de um público que já entende qual o seu problema. Contudo, eles não sabem como resolver o problema, então procuram uma solução. Assim, é um público pronto para começar a transação comercial por meio de sua jornada de compras!

O Topo de Funil, ou ToFu, é a parte inicial de um processo que acompanha a jornada de compra do internauta. Atualmente, o marketing digital deixou de ser um privilégio de grandes empresas, e passou a ser um asset de todos, por conta da acessibilidade digital.

Conceito de Topo de Funil

Assim, o volume de informação da internet aumentou de forma exponencial. Então, ficou muito mais difícil ter visibilidade. Resumindo, o que pesa mais atualmente no processo de divulgação de uma marca é a atração. Ou seja, atrair visitantes ao site para que eles se tornem clientes reais.

Para entender o conceito de topo de funil, é preciso saber que o processo de compra se efetua em uma sequência lógica. Visitantes, leads e clientes. Por meio desta sequência, podemos ver que o topo se relaciona ao visitante.

Entendendo o Topo de Funil

Tal visitante não é aleatório. É preciso saber que ele já tem alguma consciência do que está pesquisando. Assim, sabe-se que nesta etapa do funil o número de visitantes é bem grande, já que eles ainda estão em busca do conteúdo ou produto perfeito.

Visitantes 

Esse é o momento de despertar o interesse. Portanto, os conteúdos que você produz nesta etapa possuem a intenção de educar o consumidor. Com relação ao conteúdo em si, ele deve ser objetivo e de fácil acesso. Além disso, ele deve conduzir a persona de sua marca.

Conteúdo do Topo de Funil

O visitante busca seu site quando está pesquisando um solução. Então, esse é o primeiro contato do visitante com sua empresa. Para engajar este usuário, é preciso fazer com que a pessoa queira saber mais sobre a sua empresa.

Como funciona o ToFu

Visitantes e primeiro contato

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Para fazer com que o usuário descubra seu problema e o que precisa para resolvê-lo, é importante caminhar no nível da empatia. Ou seja, o seu site precisa mostrar problemas reais para que o potencial cliente se identifique e permaneça até descobrir a solução.

A descoberta dos usuários no ToFu

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Se você já apresentou o problema e conscientizou o usuário, é preciso caminhar para a solução. Assim, as pessoas nesta fase estão abertas para obter conteúdos que irão ajudá-las. Resumindo, você precisa apresentar conteúdos que ofereçam soluções.

Exposição educativa do assunto

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Como criar conteúdo no ToFu

Facilidade de acesso

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Nesta fase é crucial que este conteúdo seja fácil e objetivo para atrair um grande público curioso. Três coisas são importantes: mensagem clara, objetivos definidos e facilidade de encontrar o material.

Objetividade

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Atualmente, o público consumidor é um público que busca informação e não gosta de propagandas estereotipadas. Portanto, evite a divulgação direta em seus conteúdos e valorize a teoria e a informação. A objetividade está em mensagens claras e informações sóbrias.

Cuidado com a divulgação direta

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Esta dica fala sobre o cuidado com o conteúdo de propaganda. Ou seja, você deve cuidar de não citar o nome de maneira autopromocional. Se você mencionar toda hora a sua empresa, o usuário vai concluir que o seu conteúdo é propaganda e vai desistir de interagir.

Nessa parte vamos mostrar onde você pode aplicar tudo que aprendeu aqui: 1 - Blogs em landing pages; 2 - Redes sociais; 3 - Vídeos; 4- Anúncios

Ferramentas utilizadas