Os anúncios no Facebook são um tipo de campanha por anúncio que têm o objetivo de impulsionar um negócio, página, produto ou publicação na rede social. Agora, vamos ensinar, de forma prática, como criar um anúncio no Facebook e explicar, de forma simples, quais são os seus objetivos.

Qual é o objetivo do anúncio?

O objetivo do anúncio deve ser aquilo que você quer alcançar ao publica-lo no Facebook. No entanto, se você ainda não tem esse objetivo bem definido, a plataforma oferece sete metas de campanha que podem te ajudar.

Nessa opção, o Facebook seleciona sozinho o objetivo mais relevante da sua campanha. Para isso, ele utiliza algumas informações básicas da página do seu negócio.

1 – Automático

Essa opção é ideal para quem quer receber mais mensagens no WhatsApp.

2 – Receber mensagens no WhatsApp

A meta “receber mais ligações” é útil para quem quer facilitar o contato do público com a marca via ligação.

3 – Receber mais ligações

Os anúncios têm o objetivo de aumentar a probabilidade de os usuários clicarem em uma URL pré-definida. Como o site do seu negócio, por exemplo.

4 – Obter mais visitantes para o site

É ideal para quem quer receber mais mensagens dos usuários no Messenger; da mesma maneira que campanhas para WhatsApp.

5 – Mais mensagens no Messenger

Aqui, os anúncios são acompanhados por um botão para curtir a página do seu negócio no Facebook.

6 – Obter mais curtidas na página

Por fim, os anúncios possuem um formulário para que as pessoas enviem informações de contato, como e-mail e telefone.

7 – Obter mais cadastros

Quais são os tipos de anúncio?

existem quatro tipos principais de anúncios oferecidos pelo Facebook:

Mais simples, esse tipo de anúncio é indicado para quem precisa criar uma nova campanha de forma rápida. Contudo, ela só aparece no feed do Facebook.

1 – Anúncios de imagem

Embora os anúncios de vídeo sejam mais complexos, eles aparecem em mais canais do Facebook. É o caso dos Stories, Facebook Messenger, jogos e Facebook Watch. Dessa forma, eles aumentam o alcance das campanhas.

2 – Anúncios de vídeo

Esse tipo de anúncio se assemelha ao anúncio de imagem. Contudo, em vez de uma única figura, a opção permite apresentar até dez fotografias ou vídeos em uma única campanha. Além disso, cada item pode ter o próprio link.

3 – Anúncios em carrossel

Por fim, nos anúncios de coleção, você pode anunciar até quatro itens (em imagens ou vídeos). Além disso, o Facebook disponibiliza um botão de compra instantânea.

4 – Anúncios de coleção

Cálculo do valor do anúncio

O Facebook estipula o custo das campanhas a partir de dois fatores. O valor total do gasto e o custo de cada resultado obtido. Você precisa definir o quanto pretende gastar, para a plataforma fazer uma simulação do maior resultado possível com a quantia investida.

Como pagar os anúncios

Você pode pagar através de: - Cartões de crédito e débito (American - Express, MasterCard e Visa) - Boleto bancário - Mercado Pago; - e PayPal (em uma das moedas aceitas).

Como anunciar no Facebook

Os anúncios no Facebook só estão disponíveis para quem tem uma página na rede social. Verifique se está logado na página da sua empresa e siga os seguintes passos:

Como anunciar no Facebook

Abra o Facebook. Clique no botão de “+”, no canto superior direito; Clique em “Anúncio” e depois “Criar novo anúncio”; Preencha os campos solicitados; Então selecione a forma de pagamento no final da página; Confirme todas as informações e clique em “Promover agora”.