No mundo dos negócios, os arquétipos são a representação de um conteúdo inconsciente capaz de influenciar na percepção do consumidor. O arquétipo do fora da lei é conhecido também como revolucionário. Ele é a verdadeira representação do que realmente significa ser o capitão do seu próprio navio. Quando o fora da lei se faz presente em uma marca, ele faz com que os consumidores se identifiquem com os seus valores que visam atitudes revolucionárias e que estão em desacordo com os valores da sociedade tradicional.

Características do arquétipo

É aquele modelo de personalidade que se sente incomodado quando se fala em processos enraizados, o que faz com que ele mude tudo o que está ao seu alcance. O fora da lei é altruísta e movido por seus ideais. O seu principal desejo é conseguir sua vingança ou revolução, destruindo o que não funciona, de acordo com ele mesmo.

Como funciona para meu negócio?

A comunicação de marcas que se identificam com esse arquétipo costumam ser revolucionárias e inspirar todo o sentimento de rebeldia do arquétipo. Para comercializar com sucesso para clientes com esse arquétipo, é importante definir de forma clara quais são os seus valores e que diferença a marca deseja fazer no mundo. A comunicação formal deve ser evitada.

Vantagens do arquétipo

A principal vantagem desse arquétipo para uma marca é o seu poder de formar uma comunidade para quem se sente excluído da sociedade, ou que não se identificam com os valores da mesma. A sua marca será como uma comunidade para os seus clientes, e não apenas o produto ou serviço que você oferece.