O arquétipo do criador é um entre os doze arquétipos principais, criados pelo psiquiatra Carl G. Jung. Usados para identificar personagens e personalidades, os arquétipos também são usados nos negócios, pois podem te ajudar a definir melhor a identidade de sua empresa.

Características do arquétipo

A principal característica é a criação. O foco está na inovação sempre, seja no mundo da tecnologia, do marketing, ou afins. O criador sempre busca inspiração e estabilidade para continuar criando. As pessoas desse arquétipo podem ser artistas, empreendedores e designers. O maior desejo é criar algo que irá impactar o mundo.

Como funciona para meu negócio?

As marcas que usam esse arquétipo estão sempre em evidência, por serem proativas e inovadoras. Esse arquétipo auxilia o consumidor a criar com as próprias mãos, lhe fornecendo as ferramentas. Se a sua marca se encaixa nessa descrição, então certamente você se beneficiará do arquétipo do criador.

Vantagens do arquétipo

A maior vantagem é a fidelização e valorização do consumidor. Através das ferramentas que a sua empresa vai fornecer, ele se tornará mais criativo e confiante. Isso estabelece uma boa relação de fidelidade com a sua marca: se ele gostar da ferramenta que você ofereceu, dificilmente o trocará por outro.

Quais são as cores do arquétipo?

A cor mais usada é o vermelho, que é conhecido por representar a juventude e a ousadia, além da criatividade. Marcas como Lego e YouTube, que fornecem ferramentas para os consumidores serem criativos, tem como cor principal o vermelho.

Como usar esse arquétipo?

Para usar esse arquétipo é preciso ter em mente que a inovação vem em primeiro lugar. O arquétipo do criador pode ser visto em qualquer área que requer algum tipo de criatividade e inovação. Além disso, a estabilidade certamente é necessária para aplicar esse arquétipo.

Exemplos de empresas que utilizam

– Lego – Faber-Castell – YouTube – Canon – Google