Com mais de 740 milhões de usuários, o Linkedin é a rede social profissional mais famosa do mundo. A plataforma, que foi lançada em 2003, tinha o objetivo inicial de oferecer funções básicas para as pessoas elaborarem um perfil profissional online. No entanto, com o passar do tempo, a rede deixou de ser só mais uma ferramenta para criar um currículo descolado, e se transformou num ambiente de negócios. Nos dias de hoje, ter um perfil estruturado no Linkedin é fundamental para os indivíduos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.

Como criar um bom perfil?

Como toda rede social, o Linkedin é formado por um mecanismo de pesquisa. Quanto mais informações o seu perfil tiver, mais chances ele terá de aparecer nas primeiras páginas quando um recrutador for buscar por perfis para preencher vagas.

1 – Preencha todas as informações

Se utilizadas de forma estratégica, elas podem te colocar em uma posição vantajosa dentro da rede social. Além de te ajudarem na busca por oportunidades específicas, elas permitem que o seu perfil seja encontrado com mais facilidade por outras pessoas.  Fique atento a elementos como o título; fale sobre; local; informações de contato; e tenho interesse em.

2 – Utilize palavras-chave estratégicas

Além de portfólio, links, documentos, você também consegue destacar mídia, publicações e artigos do LinkedIn.

3 – Preencha a opção “Em destaque”

A seção “Sobre” é uma das partes mais importantes do perfil. Nela você vai colocar um resumo da sua trajetória profissional e personalidade, já que muitas empresas estão valorizando aspectos culturais.

4 – Resuma a sua trajetória profissional

O campo “Experiência Profissional” é muito importante, pois é nele que você vai descrever o seu cargo, a empresa, suas funções e acrescentar os seus resultados.

5 – Atente-se à “Experiência Profissional”

Não esqueça de colocar também as áreas de concentração/disciplinas que estão próximas à sua área de atuação.

6 – Insira sua formação

Muitas empresas veem como diferenciais funções sociais sem fins lucrativos. Se for o caso, mencione os trabalhos que você já fez.

7 – Mencione trabalhos voluntários

Para preencher o campo “Competências e Recomendações”, use palavras e expressões que são correspondentes ao conhecimento do setor que você possui.

8 – Preencha as competências