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MVP: o que é e como aplicar o mínimo produto viável?

MVP: o que é e como aplicar o mínimo produto viável?

O Mínimo Produto Viável, ou MVP, consiste em testes que permitem o empreendedor confirmar se uma ideia, através de pouco investimento, é ou não viável no mercado.

O MVP é muito utilizado em startups para afastar aspectos de incertezas que rodeiam a idealização de um primeiro produto.

Então, por que você deve utilizar o Mínimo Produto Viável na sua empresa? Continue a leitura e descubra com a gente.

O que é um MVP?

Um MVP, sigla para o Mínimo Produto Viável, é uma estratégia adotada para que o ínfimo de recurso seja usado para testar a viabilidade de uma ideia no mercado.

Nessa estratégia, o empreender usa uma versão simplificada do seu produto para ser submetido a testes que confirmam o seu propósito comercial.

Vale mencionar que esse artifício surgiu em 2001, cujo idealizador, Frank Robinson, é CEO de uma empresa que promove o desenvolvimento de novos produtos.

Para que ele serve?

O Mínimo Produto Viável é uma estratégia e tanto para quem quer empreender. Isso porque, ao seguir com uma proposta no mercado, o MVP ajuda a entender comportamentos os quais permitem verificar a viabilidade do negócio.

Ao edealizar um produto, assume-se um risco no mercado: pode não dar certo. É nesse ponto que um MVP pode ser uma ferramenta essencial para quem deseja investir alto em uma ideia, porque não há um gasto excessivo para testar um produto.

Então, ele serve como uma segurança para um investimento, e ajuda, também, a entender como o produto vai se comportar no mercado.

Quais são as características do MVP?

Três características são fundamentais para caracterizar um MVP.

A primeira é que ela proporciona ao empreendedor uma visão sobre o perfil do público consumidor. Isso é muito importante, porque é necessário promover uma experiência ao cliente que deve ser singular.

A segunda característica é o teste, lembrando que não há a necessidade de grandes investimentos. Aqui, o empreendedor vai fazer uma experiência com seu produto, sem que ele esteja totalmente pronto, mas que atenda ao propósito do teste, sem que corra risco, por exemplo, de a sua ideia ser roubada.

A terceira, e última, é como esse produto reage ao mercado? Quais aspectos precisam ser aprimorados para que a sua aplicação final seja consolidada e promova um retorno financeiro considerável? Essas perguntas precisam ser respondidas, de modo a garantir que a sua ideia trará resultados quando lançada no mercado.

Por que aplicar na sua empresa?

Um forma de responder essa pergunta é: ajuda o empreendedor a lidar, por exemplo, com a instabilidade do mercado, ou melhor, evitar uma instabilidade. Além disso, também diminui o tempo para que o produto seja comercializado.

Ao seguir as etapas para criar um MVP, você conseguirá ter uma estimativa do que pode ou não dar certo na sua proposta.

Ainda, outro motivo que também justifica o uso de um MVP pela sua empresa, é que ela pode ajudá-lo a inovar no mercado diante da demanda. Um exemplo disso é o que a Apple faz, lançando novas funcionalidades anualmente.

Como criar um MVP?

Agora que já sabemos o que é um MVP, para que ele serve, e o porquê de aplicar na sua empresa, vamos ver como criar um Mínimo Produto Viável. Veja o passo a passo abaixo.

Passo 1: Idealização do produto

Antes de qualquer coisa, é muito importante definir qual o propósito do produto. Esse é o primeiro passo a seguir, e que vai guiar todos os outros listados abaixo.

Passo 2: Definir os objetivos

Nessa etapa, o mais importante é levar em consideração a percepção que o cliente vai ter sobre o seu produto no mercado. Logo, aqui, o objetivo da empresa não deve ser guiado pelo lucro.

Portanto, o consumidor será responsável por definir os objetivos traçados pela empresa.

Passo 3: Soluções definidas

Aqui, é muito importante levar em consideração os seguintes questionamentos: apresenta solução para o público? O projeto é viável?

São algumas das reflexões que revelarão a finalidade do seu produto no mercado.

Passo 4: Desenvolver o produto

Nesse momento, é muito importante contar com a ajuda para colocar o seu projeto em prática, para que somente os elementos mais importantes sejam levados a teste.

É fundamental utilizar o mínimo de recurso para colocar a sua ideia em prática.

Passo 5: Teste na prática

Após desenvolver o produto, um teste será necessário.

Para isso, você deverá selecionar um grupo de pessoas, contendo investidores e pessoas as quais representam o seu perfil de consumidor, que farão um teste do seu produto ainda não finalizado, antes mesmo de ser lançado no mercado. Mas, por quê? Logo abaixo você vai entender.

Passo 6: Dados da experiência

Essa etapa é importantíssima para verificar o comportamento do produto no mercado.

Passo 7: Feedback

Lembra que mencionamos a importância de um teste do produto antes de ser lançado ao mercado? Pois bem, eis aqui a resposta.

A partir da experiência que esse grupo teve, ainda na fase de teste, você receberá comentários sobre o produto, os quais demonstrarão uma necessidade, às vezes, de ajustar e melhorar as funcionalidades.

Logo, ao testá-lo, o grupo teste poderá emitir opiniões sobre o que você acertou, o que errou, o que pode ser feito para melhorar.

Passo 8: Aperfeiçoamento

Essa etapa é extremamente importante, pois o empreendedor vai avaliar, após o feedback, se existe a possibilidade de obter sucesso no mercado, e também verificar quais aspectos precisam ser melhorados através do teste realizado pelo grupo de pessoas.

Passo 9: Estudar casos de sucesso

O que podemos aprender com os erros e acertos de outras empresas?

A partir dos erros e acertos de outras empresas, o empreendedor pode, também, realizar um diagnóstico para evitar que erros se repitam. Aqui, o objetivo não é copiar uma ideia, mas sim seguir a proposta do MVP: usar o mínimo de recurso possível para o sucesso da sua ideia.

Passo 10: Mudanças

Por último, é sempre importante que o empreendedor tenha em mente: após lançar o produto no mercado, o que ainda pode melhorar?

Essa pergunta é fundamental para que se tenha uma preocupação em buscar novos métodos para adicionar valor ao produto, levando em consideração a necessidade do mercado.

Etapa muito importante que pode evitar que seu negócio se torne obsoleto, por exemplo, provando que não perde o seu valor à medida que o tempo passa.

Dicas de para criar um MVP de sucesso

Agora que já vimos o passo a passo para criar um MVP, é muito importante que tenhamos em mente 3 fatores que colaboram, e muito, para que obtenha sucesso.

1- Definir a proposta de valor

Definir a proposta de valor é, basicamente, entender se o seu produto se justifica no mercado a ponto de trazer os resultados financeiros almejados.

2-Testar a resposta do mercado

Hoje, é possível realizar dois tipos de testes: Alpha e beta. O primeiro, testa num grupo selecionado cautelosamente. O segundo, já não há um controle, é para o público em geral.

A partir desses testes, você vai entender se, de fato, compensaria realizar o investimento que deseja, fazendo um diagnóstico de como o mercado se comportará.

3-Iterar

Ouça sempre o que o usuário tem a dizer. No entanto, o mais importante: veja se a percepção do usuário teste vai de fato fazer sentido para o seu negócio.

Embora a percepção dele seja muito importante, isso não significa que tudo deve ser levado em consideração, mas sim avaliado de modo que faça sentido para o seu negócio.

Exemplos de MVP

Após entender cada um dos elementos acima, nada mais justo do que ver esse processo na prática, não é mesmo? Muitas marcas, consideradas gigantes, e bem consolidadas no mercado, aplicaram esse método.

Apple

Um exemplo de empresa que aplicou o Mínimo Produto Viável é a Apple. Na sua trajetória, muitas funções não eram colocadas no mercado. Sabe por quê? Porque a marca já tinha uma visão de mercado de aperfeiçoamento e mudança, não se limitando, digamos, a um único produto, ou melhor, a versão acabada dele. O celular vendido pela Apple, por exemplo, apresenta novas funcionalidades a cada ano, o que ajuda, inclusive, a uma espécie de fidelização de clientes.

Facebook

Uma outra empresa que pode ser citada é o Facebook. Nos anos iniciais, o modelo, do qual temos acesso hoje, foi testado inicialmente por um grupo restrito de estudantes. A partir da experiência deles, é que alterações surgiram.

Airbnb

Essa marca é outro MVP de sucesso. Surgiu da necessidade de encontrar hospedagens de curto período, sem passar, necessariamente por hotéis.

Instagram

Começou com a ideia de compartilhar e editar fotos em um só lugar. Hoje, com vários aperfeiçoamentos que o aplicativo teve, é possível acompanhar a rotina das pessoas através dos stories, realizar compras, vender produtos. Bem bacana, né?

Esses são alguns dos grandes nomes que utilizaram o Mínimo Produto Viável. Que tal colocar a sua ideia em prática usando essa estratégia?

Referências: Resultados Digitais, Endeavor, Distrito, Fia, Startups, Sebrae, Rock Content 

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