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Team building: o que é, importância e como aplicar?

Team building: o que é, importância e como aplicar?

Você sabe como a rotina às vezes pode ser desgastante, não é? Somos pessoas e estamos sempre em busca de experiências novas e aprendizados, portanto a estagnação nos frustra. O team building pode ser traduzido como construção de equipe (tradução nossa), e é um conceito de promoção de engajamento entre colaboradores de uma empresa por meio de atividades promovidas dentro e fora do ambiente de trabalho para elevar o moral dos envolvidos.

Aplicar o team building em um contexto específico pode promover o aumento da produtividade dos funcionários, além de uma sensação de pertencimento e a vontade de “vestir a camisa” em uma equipe.

Quer saber como você pode melhorar o entrosamento dos seus funcionários e alcançar resultados melhores em sua companhia? Então continue conosco e leia esse artigo até o fim.

O que é o team building e como funciona?

O team building é um treinamento que, ao invés de buscar aperfeiçoar os profissionais em suas respectivas funções, busca exercitar o entrosamento entre colaboradores de uma empresa.

Focado no aprofundamento das relações interpessoais no ambiente profissional por meio de atividades dinâmicas normalmente executadas fora da organização, essa prática intenciona melhorar o trabalho em equipe, conceito que aumenta consideravelmente o valor cultural de uma companhia.

Contando com atividades diferenciadas, que vão desde arvorismo, trilha e escalada, até esportes desafiadores, competições saudáveis e role-plays, essas práticas visam divertir e envolver os participantes, a fim de engajar os colaboradores e promover uma mudança positiva na equipe.

Por que fazer team building?

Mas não apenas de promover a união é que se faz o team building. Outro objetivo da prática é identificar padrões comportamentais, pontos fortes e fracos individuais e em equipes, a fim de melhorar a cultura organizacional da empresa. Por meio de dinâmicas de equipe e atividades ao ar livre ou nos ambientes de trabalho, é possível trazer leveza e resultados para uma organização.

A diversidade em uma empresa pode ser fator determinante para que ocorram dificuldades de atuação conjunta, causa de impactos negativos em um time. Apenas contratar pessoas qualificadas não traz resultados a longo prazo para um negócio.

Por meio do team building é possível estabelecer uma convivência humanizada, com troca de experiências e conhecimentos, de forma a fortalecer a equipe e melhorar as relações interpessoais no âmbito profissional. Desenvolver esse senso de comunidade cria entre os envolvidos a capacidade de cooperação e responsabilidade, o que é essencial para o sucesso de uma empresa.

Quais são as vantagens do team building?

Apenas pelo fato de acelerar o alcance de resultados o team building já é vantajoso. Mas existem outros fatores que tornam essa prática necessária para equipes e lideranças de qualquer empresa.

  • Melhora a comunicação entre os colaboradores;
  • Aumenta o senso de responsabilidade e trabalho em equipe;
  • Promove a criatividade e a inovação na resolução de problemas;
  • Melhora o clima na organização e agrega valor à cultura da empresa;
  • Estimula aptidões, revelando talentos ocultos;
  • Aumenta a empatia mútua, pois os funcionários precisam se colocar no lugar uns dos outros para resolverem desafios;
  • Traz sensação de pertencimento e importância ao funcionário que se reconhece como integrante valioso para a empresa;
  • Diminui ou até extingue as taxas de absenteísmo;
  • Aumenta a produtividade;
  • Revela informações importantes para solucionar conflitos;
  • Permite investigar e ajustar equipes ao identificar seus pontos fortes e fracos coletivos e individuais;

Passo a passo de como colocar em prática

Agora que você viu como funciona o team building e a sua importância para uma empresa, vamos conhecer alguns passos importantes para aplicar esse conceito com sucesso na sua organização.

1. Defina objetivos

Ao definir um propósito durante uma atividade, o gestor deve ter em consideração que passos seguir para criar uma equipe de alto desempenho. Alinhar os envolvidos com a mesma motivação é essencial para que os colaboradores saibam o que fazer e até onde querem chegar para obterem os resultados desejados.

2. Escolha as atividades

Definir quais atividades guiarão o time em prol de alcançar os objetivos é tão importante quanto definir as metas em si.
Gamificar as atividades com o estabelecimento de missões e regras, com feedbacks para promover melhorias, e pontuações como recompensas, além de motivar, contribui para melhores resultados no desenvolvimento dos funcionários, além de tornar o ambiente de trabalho mais leve e confortável.

3. Crie um cronograma

Tão importante quanto definir o objetivo e as atividades para alcançá-los, é criar uma agenda realista para que as propostas possam acontecer como planejadas. Sempre planeje, agende e execute.

4. Facilite o diálogo

A criação de uma cultura organizacional que valoriza a comunicação interpessoal é importante.

Uma companhia possui diversidade, e é importante fomentar o diálogo para que pessoas de diferentes realidades interajam e se compreendam enquanto indivíduos com emoções e intenções, permitindo a construção de um ambiente saudável para a criatividade e convivência da equipe.

5. Reforce os valores da empresa

Reforçar os valores da companhia por meio de uma liderança ativa e inspiradora é a melhor forma de mostrar à equipe o comprometimento com a busca pelo fortalecimento das relações interpessoais, e por consequência, do desenvolvimento individual e coletivo. Manter a união é a garantia de sucesso.

6. Acompanhe os resultados

Mensure os resultados continuamente. Saber se a implementação de um modelo de atividade funciona melhor que o outro, ou mesmo realizar ajustes, é essencial para manter a coerência da empresa. Os resultados podem, inclusive, favorecer futuros onboardings e adaptações com o passar do tempo.

Gostou de saber que, para trazer sucesso à sua organização, basta implementar junto com o RH uma estratégia de team building para ter equipes de alta performance trabalhando com a sua empresa? Então comente aqui embaixo e compartilhe esse artigo com outra pessoa que também se interessa pelo tema.

Fonte: Solides FIA Zendesk Gupy.io

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