Quer monetizar o seu blog, mas não sabe por onde começar?
Nós separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão.
Até porque, ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma tarefa difícil.
Vamos lá?
3 dicas para monetizar o seu blog
Para monetizar o seu blog:
1 – Descubra qual é o seu nicho
Quanto mais específico o seu conteúdo for, maiores são as chances de o seu blog atrair um público mais qualificado e fiel.
Por isso, defina bem o seu nicho e se empenhe em produzir conteúdos que transformem o seu blog em uma referência.
2 – Gere tráfego
Ou seja, se preocupe em gerar um grande e regular fluxo de visitas, pois, sem isso, o seu site não terá ganhos.
Para isso, utilize técnicas de SEO e Inbound Marketing.
3 – Escolha um método de monetização
3.1 – Publicidade paga
Para quem está começando, o Google Adsense é uma ótima escolha.
No entanto, quando os seus ganhos aumentarem, a recomendação é que você opte por uma rede de publicidade privada.
Isso porque eles vão enviar anúncios mais específicos e relevantes para o público que frequenta o seu blog.
3.2 – Programas de afiliados
Nos programas de afiliados você será pago para recomendar produtos e serviços através de links que levem ao site da marca parceira.
Nesse sentido, uma boa dica é postar conteúdos de avaliação de produtos e indicá-los por um link que leve ao site.
3.3 – Venda de produtos próprios
Você pode vender produtos físicos ou digitais, fica a seu critério.
No entanto, não se esqueça de usar uma estrutura de preços diferenciados.
Isso porque os seus produtos precisam atender desde o público iniciante até o público fidelizado.
3.4 – Posts patrocinados
Em síntese, o post patrocinado é um método de monetização em que uma marca paga para o dono do blog criar um conteúdo que promova seus produtos e serviços.
Nesse sentido, é uma boa estratégia.
Não é à toa que esse método é uma tendência cada vez maior entre os blogs de nicho.
3.5 – Avaliação de produtos e serviços
Por sua vez, a avaliação de produtos e serviços consiste na análise e indicação direta desses itens para quem estiver lendo ou assistindo o seu conteúdo.
O bom desse formato é que você pode dar a sua opinião sobre os produtos e serviços em questão, e isso pode ser positivo para o seu blog, além de ser lucrativo para as marcas.
3.6 – Assinaturas e conteúdos privados
Ofereça um plano exclusivo para os seus leitores mais fiéis.
Isso gera curiosidade nos usuários e os incentiva a querer ter acesso aos seus conteúdos “premium”.
O Financial Times, por exemplo, usa esse método, exigindo que o usuário se cadastre, caso queira ler mais de um artigo por dia.
No entanto, se o seu blog tem um baixo fluxo de visitas, isso pode te prejudicar.
3.7 – Produza vídeos para o Youtube
Produzir conteúdo para o YouTube pode aumentar a sua relevância na web.
Nesse sentido, faça vídeos que complementem o conteúdo do seu blog, ou até mesmo, transforme os seus textos em vídeo.
Além disso, adicione os vídeos nas páginas do seu blog, pois isso gera receita dupla: com as visualizações das páginas e dos vídeos, individualmente.
Gostou das dicas?
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Fontes: Rock Content; Contentools; Viver de Blog